reforço de pilares


Responder Mensagem

lelis
postou em Dom, 17 Mar 2013, 13:44
Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

    RSFarias escreveu:Lelis,

    Já utilizei o Sikadur em uma estrutura mista de pilares pré-moldados com vigas moldadas "in loco", onde nos pilares haviam os furos para o transpasse do aço das vigas. O resultado foi muito satisfatório.


    ok...só q no meu caso é o contrário....sendo assim é aconselhável perfurar o fundo da viga próximo uns 10 cm do pilar existente para amarrar as ferragem a serem preenchida.

    fl


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    lelis
    postou em Seg, 18 Mar 2013, 12:57
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

      RSFarias escreveu:Lelis,

      Já utilizei o Sikadur em uma estrutura mista de pilares pré-moldados com vigas moldadas "in loco", onde nos pilares haviam os furos para o transpasse do aço das vigas. O resultado foi muito satisfatório.


      e neste caso, em que a perfuração deve ser nas vigas próximo ao pilar, não comprometerá as vigas??

      fl

      RSFarias
      postou em Seg, 18 Mar 2013, 17:41
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 52

        lelis escreveu:
        RSFarias escreveu:Lelis,

        Já utilizei o Sikadur em uma estrutura mista de pilares pré-moldados com vigas moldadas "in loco", onde nos pilares haviam os furos para o transpasse do aço das vigas. O resultado foi muito satisfatório.


        e neste caso, em que a perfuração deve ser nas vigas próximo ao pilar, não comprometerá as vigas??

        fl



        É de se estudar, já que as fibras inferiores estarão comprimidas neste trecho da viga, resultando no caso mais desfavorável. À depender da quantidade de ferros e diâmetro dos furos (d>ø)*, recomendaria fazer uma simulação das vigas existentes com a redução da Ac.


        * Eu não lembro qual o diâmetro do furo em relação a bitola dos ferros, se não me engano, utilizamos a bitola comercial imediatamente superior (p.e.: o ferro de transpasse era 12.5, usamos broca 16). Mas como não tenho certeza, dá uma olhada nas recomendações do fabricante.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural