Reforço em viga


Responder Mensagem

Reforço em viga

jammarinho
postou em Qua, 17 Set 2014, 15:00
Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

    Amigos, projetei uma viga de 19x50 cm com vão de 8,65 m com 3 F 20 mm na face inferior. A flecha está dentro dos limites pois não existe alvenaria diretamente sobre ela (viga), apenas o seu peso e a carga das lajes. Por erro, foi enviado para a obra o desenho de um estudo anterior, descartado por mim, com 4 F 12,5 mm na face inferior e que foi executado. Recebi ligação do engenheiro da obra informando sobre fissuras verticais. Estou pensando em reforçar esta viga, colando na face inferior, uma chapa de aço a ser dimensionada. Como conheço o momento fletor, a seção e a armadura correta, penso em fazer um calculo de verificação para descobrir a posição da linha neutra e com isto, o braço de alavanca e a tração nas barras de 20 mm. De posse deste esforço de tração, dimensiono a seção transversal da chapa a ser colada na face inferior, para que funcione como armadura e resista sozinha ao momento, ignorando a armadura errada que foi colocada. Qual é a opinião dos colegas? Grato,
    Eng. Marinho.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Reforço em viga - Armadura, CA e chapa metálica

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 18 Set 2014, 08:07
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Marinho,

      Creio que a chapa com seção equivalente à armadura correta (3xØ20mm) apenas resolveria o problema da tração da viga(parte inferior), mas acho pouco provável ou mais difícil e dispendioso ligar esta chapa ao concreto, de modo que ela forme um "monobloco" como o é o Concreto Armado em si. Afinal, se assim não for, fica a viga passível de flexionar-se, caso haja esforço que a solicite. Sei que o custo pode ficar alto, e nem sei qual a relevância deste fator na discussão, mas analise a possibilidade de colocar chapa nas laterais da viga, de modo que se resolva a tração e também a flexão da viga.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      jammarinho
      postou em Dom, 21 Set 2014, 19:33
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

        Obrigado Isaac por sua opiniao. Vou avaliar a colocacao de chapas nas faces.
        Eng Marinho


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural