LAJE MACIÇA E PROTENDIDA


Responder Mensagem

LAJE MACIÇA E PROTENDIDA

jammarinho
postou em Sáb, 20 Abr 2013, 12:04
Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

    AMIGOS, SOU ENG CIVIL. ESTOU PROJETANDO UMA LAJE MACIÇA PARA A COBERTURA DE UMA RESIDENCIA DE ALTO PADRÃO. O PAINEL POSSUI DIMENSÃO DE 11 X 15 m COM OS QUATRO LADOS EM APOIO SIMPLES (SEM CONTINUIDADE). OS APOIOS DO VÃO MENOR SÃO VIGAS INVERTIDAS COM VÃO DE 15 m POIS O TETO DEVE SER LISO. NÃO EXISTE A MENOR POSSIBILIDADE DE SE COLOCAR VIGAS INTERMEDIARIAS PARA CRIAR PAINEIS MENORES. ESTOU PENSANDO EM FAZER ESTA LAJE COM PROTENSÃO PELO MENOR VÃO. SE FIZER, A LAJE VAI LEVANTAR COMO CONSEQUENCIA DO MOMENTO NEGATIVO APLICADO PELAS CORDOALHAS E, SE EU ESTIVER CERTO, AS VIGAS DE APOIO (AQUELAS INVERTIDAS DE 15 m) TAMBÉM. PERGUNTO, POSSO EXECUTAR AS VIGAS DE APOIO EM CONCRETO ARMADO COMUM COM 80 X 80 ACREDITANDO QUE SUA FLECHA SERÁ COMPENSADA PELO LEVANTAMENTO DA LAJE DEVIDO A PROTENSÃO? ESCLAREÇO QUE OS 80 cm DE ALTURA DAS VIGAS DE APOIO SE DEVEM AO PROJETO ARQUITETONICO. POR FAVOR OPINEM. GRATO,
    ENG. MARINHO


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Projeto Estrutural

    Guilherme Garc
    postou em Sáb, 20 Abr 2013, 12:49
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

      Marinho,

      Quando fala das vigas, esta tratando das perimetrais, ok? Não colocará vigas intermediárias?

      Laje nervurada também pode ser uma solução.

      Forro também não é opção?

      Tudo que descreveu é bastante coerente, mas na minha opinião está mais para uma estação de metrô do que para uma casa. E bem ou mal, deve-se pensar na manutenção, afinal se vai acontecer em muito ou pouco tempo, as cordoalhas vão perdendo o tensionamento ao longo tempo.

      Pensa em uma laje nervurada, vão totalmente livre, que no perímetro a base da viga é o seu pé direito e as nervuras fiquem acima dessa base 20 cm, permitindo instalações, forro e luminárias.

      Sei lá, desculpa o pitaco, mas parece mais simples. Concreta tudo, não sai da proposta da arquitetura e evita o pretendido, que vai dar um trabalhão. Sem falar da mão de obra que não sabe executar, tem pouca experiência.

      Outros vão opinar e podemos continuar com a discussão. Abraços.

      _________________
      Abraços e bons trabalhos.

      Projetos e Consultorias em materiais
      Soluções sustentáveis
      Engenharia Diagnótica

      Guilherme Custódio Garcia Jr
      garc.engineer@gmail.com
      11- 2306 4800
      11- 9 8516 0420

      Laje maçica e protendida

      IsaacdeCristo
      postou em Sáb, 20 Abr 2013, 13:50
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado Marinho,

        Bom é ver o projeto, assim as ideias fluem muito mais e melhores. Mas apenas como sugestão (às escuras), imagino que na laje superior a esta, seja possível utilizar vigas, pelo menos no vão de 11m. Se assim for, então será também possível analisar a possibilidade de "pendurar" nestas vigas, esta laje por alguns pontos... Se por exemplo, for possível conseguir um ponto no centro, os vão já serão 11/2=5,5m e 15/2=7,5m, respectivamente. Se estendermos esta solução a mais pontos, estes vão passarão ter medidas bem menores e mais confortáveis. Num outro exemplo, se for possível colocar duas vigas intermediárias de 11m distando 5m uma da outra e esta mesma distância das bordas de 11m e perpendiculares às bordas de 15m, passaríamos à possibilidade de ter pelo menos dois pontos de apoio, fazendo os vãos da laje inferior serem de 5m no sentido paralelo às bordas de 15m e de 7,5m no outro sentido, se admitirmos um ponto no centro destas vigas.

        Esta solução também não afetaria a solução arquitetônica.

        Boa sorte.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural