Colegas, bom dia. Estou com um projeto de construção de um aquário sobre uma laje maciça em um apartamento. Meu apartamento é no primeiro andar. Aqui a construção foi feita em blocos de quatro andares cada. A construtora é confiável (de referência) e as informações que tenho são essas:
Laje maciça mais contra piso e piso = 12cm a 13cm
Peso por m² de 250kg
Há um coeficiente de segurança que não me informaram, o qual, aplicado ao peso inicial por m², aumenta a resistência para mais de 300kg/m² (fonte: internet). Essa carga é distribuída, ou seja, por toda a laje. Resistência de toda a laje. O quarto em que será instalado o aquário tem 9m², 9x 250= 2250kg. O peso seguro que poderia colocar sobre a laje total do quarto é esse, sem aplicar o coeficiente de segurança.
Há uma diferença entre carga distribuída e carga concentrada. A resistência em questão é carga distribuída e não concentrada, a qual eu não tenho conhecimento da resistência.
O aquário terá 170cm comprimento, 47cm de largura e 45cm de altura, que fará com que o peso se aproxime de 420kg (inclusive o vidro) sobre a laje. Soma-se a esse valor o filtro que ficará embaixo com água e a mesa de apoio de mdf e metalon. O total aqui será então de 550kg aproximadamente sobre uma área de 170cm x 47cm= 0,80m²
Portanto teremos 550kg em uma área de 0,80m², o que equivaleria a 687kg\m². O aquário ficará encostado na parede, em que a resistência teoricamente é maior.
Há dúvida paira na resistência da laje e no conceito de construção. Pois alguns informam que a parede faz pesar toda a estrutura e não ajudará a apoiar o aquário em questão. Outros dizem que a parede também serve de apoio da laje, visto que a mesma está apoiada na parede do andar debaixo.
Segue abaixo uma imagem simples e ilustrativa do local para melhor entendimento.
https://imageshack.com/i/knzw4dE3j
[/img]