Caixa d'água sobre vigas


Responder Mensagem

Caixa d'água sobre vigas

luiz_borges
postou em Qua, 08 Mai 2013, 11:42
Usuário Nível 1 | Mensagens: 14

    Na casa que estou construindo, este é o esquema de vigas na laje cobertura em cima dos banheiros. Não tenho telhado e a cobertura é inclinada (2% de inclinação), as vigas também são invertidas, então a laje é plana.



    As vigas em laranja terão uma parede de 1,00 de altura para esconder a caixa d'água.

    Posso colocar o tablado para sustentar uma caixa d'água de 1000 litros sendo que o centro da tablado ficaria em cima da viga central (conforme o desenho)? Ou o tablado tem que ficar obrigatoriamente apoiado sobre duas vigas?

    Como é a melhor forma de fazer a plataforma da caixa dágua?

    A laje foi projetada para receber acho 120-150 kg/m, h8+4 com FCK 25, mas na concretagem a laje acabou ficando com uns 6-7 cm de recobrimento ao invés de 4 cm isso deixa ela mais forte?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Laje

    Guilherme Garc
    postou em Sex, 10 Mai 2013, 00:15
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

      Bem, primeiro é importante saber se tudo o que foi descrito é com base em um projeto dimensionado por um profissional engenheiro calculista?

      Caso sim, então deve perguntar a ele. É preciso saber qual a armadura que foi utilizada, se a laje é pré-moldada, painel, maciça, treliçada. Saber se ela está apoiada, engastada e quais os lados respectivamente.

      Caso não, então as questões continuam as mesmas, mas sem alguém para responder.

      Como pode perceber, dizer simplesmente se pode ou não é muito difícil, sem análise de muitas variáveis.

      _________________
      Abraços e bons trabalhos.

      Projetos e Consultorias em materiais
      Soluções sustentáveis
      Engenharia Diagnótica

      Guilherme Custódio Garcia Jr
      garc.engineer@gmail.com
      11- 2306 4800
      11- 9 8516 0420

      luiz_borges
      postou em Sex, 10 Mai 2013, 01:00
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 14

        Laje reliçada, no sentido horizontal de acordo com a imagem acima, os palitos tinham 1,60m e 2,00 m se não me engano. As treliças foram apoiadas nas vigas, as lajotas são de EPS, foi utilizado malha pop para travamento além dos ferros negativos e do próprio reforço interno dos palitos.

        O engenheiro calculista disse para fazer a plataforma apoiada nas duas vigas e levantar as paredes cimentando os apoios de madeira na parede. Eu não gostei desta ideia pois acho que madeira não deve ser embutida em concreto. São materiais diferentes com dilatação e movimentação completamente diferentes. Ou seja, em pouco tempo teria trincas que iriam romper minha impermeabilização com manta asfáltica.

        O engenheiro calculista não é muito acessível, nem oferece ou analisa ideias diferentes, me arrependi de ter contratado ele, mas agora a casa já está pronta.


        Editado pela última vez por luiz_borges em Sex, 10 Mai 2013, 01:13, num total de 1 vez

        luiz_borges
        postou em Sex, 10 Mai 2013, 01:09
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 14

          Ah esqueci de mencionar,o espaço entre vigas não é suficiente para comportar confortavelmente uma caixa D'água de 1000l com as folgas recomendadas ao redor dela.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Caixa d'água sobre vigas

          IsaacdeCristo
          postou em Sex, 10 Mai 2013, 10:47
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Prezado Luiz,

            Em uma análise gráfica mais simples e conceitual, é mais indicado dividir a carga para mais de uma das vigas. Ou seja, posicionar a caixa na laje menor colocando-a no centro horizontal e topo ou base da mesma faria esta distribuição de cargas ser entre as três vigas (3.0m, 1,4m e 3.0m). Veja na nova imagem abaixo como ficaria:



            Caso o espaço entre vigas não seja suficiente, não precisa estar rigorosamente centralizada. Lembre-se, é é uma análise apenas gráfica e conceitual.

            Boa sorte!

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            luiz_borges
            postou em Sex, 10 Mai 2013, 11:21
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 14

              Obrigado pela resposta Isaac,
              A plataforma para a caixa deve ser de madeira, correto? Os caibros/terças precisam se estender pela laje até ficarem "apoiados" sobre as vigas? Ou posso deixar os caibros no sentido vertical da imagem ficando assim não apoiado nas vigas, mas nos "palitos" da laje?

              Ainda usando a mesma imagem, mas fazendo a plataforma no lado da laje maior (ainda no topo e no centro horizontal). Os palitos estão em cinza e os caibros em marrom.

              IsaacdeCristo
              postou em Sex, 31 Mai 2013, 08:00
              Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                luiz_borges escreveu:Obrigado pela resposta Isaac,
                A plataforma para a caixa deve ser de madeira, correto? Os caibros/terças precisam se estender pela laje até ficarem "apoiados" sobre as vigas? Ou posso deixar os caibros no sentido vertical da imagem ficando assim não apoiado nas vigas, mas nos "palitos" da laje?

                Ainda usando a mesma imagem, mas fazendo a plataforma no lado da laje maior (ainda no topo e no centro horizontal). Os palitos estão em cinza e os caibros em marrom.


                Prezado Luiz,

                Muito boa a sua assimilação da solução indicada e aperfeiçoamento da mesma. Você está muito bem no que se refere à máxima "para o bom entendedor meia palavra basta" (rs). A mudança da solução para o lado mais largo ficará bem mais eficiente para o entorno da caixa e a distribuição da plataforma é conforme o gráfico mostrado.

                Boa sorte!

                _________________
                Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                MeketrefiS
                postou em Sáb, 01 Jun 2013, 14:38
                Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                  Caro Luiz!
                  Fiz uma conta rapida para entender a questão: como as vigotas da laje treliçada estão no sentido horizontal, a area de projeção sobre a viga é de 4,65 m². Cargas sobre a viga: laje=1070 kgf + sobrecarga de 200 kgf/m²=930 kgf + Peso Proprio da viga = 350 kgf, só para estes sem a caixa totalizam 2350kgf / 4,65 m² = 505 kgf/m². Voce tera de descobrir quanto e a carga maxima da laje que voce instalou. Conforme tabela que possuo de lajes treliçadas, para o vão maior de 1,70m a carga maxima suportada é de ~ 700 kgf/m². Se voce somar o peso da caixa cheia ele ira ultrapassar este valor. Necessita ver a armação da viga para saber se ela foi calculada para resistir tambem. Como sugestão, faça duas vigas sobre a laje com altura de 350 mm, sem encostar na laje e apoiadas nas paredes externas. com isso voce irá ganhar inclusive pressão na tubulação. Nos projetos que executo costuma deixar um vão de 800 mm embaixo das caixas para distribuir a tubulação e facilitar a manutenção.

                  _________________
                  mhfranhan@uol.com.br
                  (11) 9320.5399


                  Responder Mensagem

                  • Tópicos relacionados

                  Cálculo Estrutural