Viga I ou Viga Concretada?


Responder Mensagem

Viga I ou Viga Concretada?

Ander_novak
postou em Qui, 23 Mai 2013, 14:08
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Caros Amigos vou fazer um quarto em cima de uma laje que tem as medidas de 4X4 que não tem viga no centro.
    Quero reforça esta laje para não ter problemas futuros.
    E para isto fiz dois pilares de 35X25 deixando um espaço de 25cm próximo a laje para colocar uma viga de aço I de 6" e 8mm de bitola para escorar a laje.

    Meu sobrinho é estudante de Engenharia Civil, disse que seria possível colocar uma viga concretada com 6 ferros de 3/8.
    E para preencher a viga com concreto iria escorar a laje e fazer 4 furos na laje na parte das lajotas com distancia de 80cm cada e assim despejar o concreto na forma da viga.

    Achei interessante pois assim não mexeria muito na estética da casa já que a viga de aço ficaria como um objeto estranho dentro de casa.

    Como ele só tem a teoria ou seja não conhece nada na prática queria saber de profissionais experiente se é possível realizar este procedimento de furar a laje sem abalar a estrutura.

    Sei que vão falar para eu contratar um engenheiro formado, mas como disse foi um palpite de estudante de engenharia e gostaria de saber se ele esta correto ou devo continuar o projeto com a viga de aço mesmo.

    Desde já agradeço a atenção de todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Viga I ou Viga Concretada?

    IsaacdeCristo
    postou em Qui, 23 Mai 2013, 17:06
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Ander,

      Sem entrar no mérito dos cálculos, mas falando-se na solução, é perfeita possível fazer o procedimento indicado pelo nosso futuro engenheiro. Quanto ao dimensionamento da armadura ou da viga, não dá pra opinar sem conhecimento detalhado da causa. Ah, a solução indicada por ele é também muito mais viável do ponto de vista estético.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Ander_novak
      postou em Sáb, 25 Mai 2013, 21:12
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Obrigado pela resposta Sr. Isaac.
        Hoje 25/05 escoramos a laje e furamos a mesma somente nas lajotas e soldamos a armação da viga.
        Amanhã colocaremos a forma e concretamos.
        A medida da viga vai ficar 35cm Alt. X 25cm Larg. achei grande, mas depois de tanto teimar com meu sobrinho resolvi ficar calado, pois o danado esta estudando pra isto Smile
        Mais uma vez muito obrigado.


        Responder Mensagem


        Cálculo Estrutural