Engastar laje em balanço em viga já concretada


Responder Mensagem

Engastar laje em balanço em viga já concretada

Eng. Marco Hansen
postou em Seg, 17 Abr 2017, 11:49
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom Dia,

    Estou realizando um projeto de uma sala comercial. Posteriormente, o cliente deseja subir um pavimento para a construção de um apartamento. Dessa forma, o cálculo estrutural da sala comercial já está sendo efetuado considerando a carga futura aplicada pelo apartamento. Porém, é desejo do cliente a execução de uma sacada em balanço para o apartamento. Existe algum método capaz de engastar a laje em balanço na viga já concretada para a execução de uma varanda em balanço? Quebrar a viga e faze-la novamente não é possível, pois a laje da sala comercial estará apoiada na viga.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Laje em balanço engastada na viga

    Engº Zwarg
    postou em Seg, 03 Dez 2018, 15:23
    Visitante

      Sim, é possível, faz uma laje maciça.
      Primeiramente você faz a armação das lajes considerando a armadura positiva e negativa engastada na viga, como se fosse uma malha ou, como dizem, um coroamento.
      Não esqueça de considerar o cobrimento da ferragem: se a espessura da laje for de 10 cm faça um furo de cima pra baixo com 2,5 cm e outro de baixo para cima com 2,5, ficando uma distância de 5 cm entre os furos. A distância entre os furos na longitudinal devem ser de no máximo 15 cm e a profundidade de 10 cm. Cole as ferragens nos furos com compound para fixa-las.
      Depois faça a caixaria com madeira, o escoramento e preencha com concreto (recomendo o FCK 25 ou maior). Isso tudo acompanhado do projeto estrutural elaborado por um profissional habilitado e acompanhado da NBR 6118.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural