Fossa Séptica próxima a Reservatório Subterrâneo - Problemas


Responder Mensagem

Fossa Séptica próxima a Reservatório Subterrâneo - Problemas

almirsp3
postou em Dom, 16 Jun 2013, 15:36
Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

    Prezados Colegas,

    Construí, em uma Casa de Praia, um Reservatório Subterrâneo com capacidade de 8.000 L d'água. Descobri que havia uma fossa Séptica bem próxima, cerca de 5,00 m de distância.

    Para evitar a contaminação da água do reservatório decidi aterrar essa e construir outra distando 15,00 m e um sumidouro para receber os efluentes, a 18,00 m do reservatório, máximo disponível no terreno por causa da edificação, Como a casa situa-se em uma rua paralela da praia e estamos no inverno. O nível de água do terreno está a 1,30m de profundidade e o fundo da fossa construído de concreto armado situa-se a 1,80m. As paredes foram construídas de alvenaria, dobradas, de blocos cerâmicos de 8 furos, com 0,20m de espessura.

    Após a construção das paredes de alvenaria, começaram os problemas de infiltração. A água começou a minar nas primeiras fiadas de tijolos próximo ao fundo da fossa. [/b]Comprei Vedacit Rapidissimo para adicionar a argamassa e fazer o tamponamento dos pontos onde havia vazamentos, mas o problema não foi resolvido porque ainda há vazamentos. Utilizando o mesmo produto, após o bombeamento de toda água da fossa, efetuei o revestimento das paredes até a altura do nível de água, onde há vazamentos e umidade, todavia o problema continuou.

    Tentando solucionar o problema, fizemos a escavação de todo o material, circundando as paredes da fossa, até chegar a laje de fundo pelo lado externo e construímos uma parede estanque de concreto simples com Vedacit Rapidissimo, indicado pelo fabricante em concretagem na presença de água, pela face de fora da alvenaria, até a altura do nível d'água e acima, até altura total das paredes, com Vedacit normal, equivalente a Sika 1.

    Minimizou o problema, mas ainda há pontos de vazamentos, mesmo efetuando um revestimento interno das paredes de alvenaria com uma argamassa, adicionando a água Vedacit Rapidíssimo e Vedacit e fazendo uma nova concretagem do fundo com os cantos abaluadados (chanfrados a 45º), com os mesmos produtos, nas indicações do manual técnico.

    [b]Pretendo fazer, na 2ª feira, um tamponamento com concreto simples adicionado Vedacit Rapidíssimo, em vez de argamassa, porque essa solução não resultou em sucesso. Se não resolver o problema irei fazer o estanqueamento com Vedacit Tamp.


    Algum colega tem alguma solução para resolver o problema? Luto com ele há muitos dias e não o solucionei ainda.[u]

    Aguardo resposta dos colegas.


    _________________
    Muito Obrigado.

    Um forte abraço.
    Almir Soares Pinto

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Fossa Séptica próxima a Reservatório Subterrâneo - Problemas

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 17 Jun 2013, 07:58
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Almir,

      Como você já utilizou produtos da Vedacit e ainda não solucionou o problema, sugiro que antes de adotar nova tentativa de solução, entrar em contato com o suporte técnico da Vedacit (no site www.vedacit.com.br) tem os números de telefone).

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Impermeabilização

      Guilherme Garc
      postou em Seg, 17 Jun 2013, 10:20
      Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

        Caro Almir,

        Esta diante de um problema construtivo. O concreto não vai resolver, pois vai continuar com um ajunta fria e materiais de comportamento diferente. Soluções como as citadas são muito boas quando não aplicadas de forma paliativa, mas como solução desde o início do processo construtivo. Para o seu caso o mais indicado seria o emprego de uma membrana contínua (elastomérico). Alguns produtos no mercado como ICOPER, MacsCoat e similares. São à base de água e vulcanizam com a secagem. A superfície deve estar regularizada de modo a permitir um cobrimento mais uniforme possível. Para os produtos mencionados, não há necessidade de proteção mecânica, caso não haja trafego ou agressões mecânicas. São muito usados em reservatórios, lajes, áreas molhadas em geral.

        Pesquise um pouco os produtos e entre em contato com os fabricantes.

        _________________
        Abraços e bons trabalhos.

        Projetos e Consultorias em materiais
        Soluções sustentáveis
        Engenharia Diagnótica

        Guilherme Custódio Garcia Jr
        garc.engineer@gmail.com
        11- 2306 4800
        11- 9 8516 0420


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural