Duvida sobre tomada


Responder Mensagem

Duvida sobre tomada

costafinkel
postou em Sáb, 27 Jul 2013, 12:40
Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

    Galera, gostaria muito que alguem conseguisse me ajudar.

    Tenho uma tomada no meu quarto onde ligo uma extensão e nela sao conectadas um ventilador e o cabo do iphone.

    O primeiro ventilador depois de uns 3 meses ligado nesta extensao começou a demorar para ligar. Eu ligava e tinha que esperar uns 15 a 20 minutos. Achei que era problema do ventilador e troquei. Mas agora alguns meses depois de ter comprado outro, começou a ocorrer o mesmo.

    Alguem tem alguma ideia do motivo ?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Duvida sobre tomada

    IsaacdeCristo
    postou em Sáb, 27 Jul 2013, 15:27
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Costa,

      Isto é no mínimo muito estranho... até eu quero saber qual a solução. Mas se possível, informa qual o tipo e a bitola do fio ou cabo utilizado e se tem aterramento?

      Obrigado

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Instalações elétricas

      Guilherme Garc
      postou em Sáb, 27 Jul 2013, 19:20
      Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

        Costa,

        Experimente trocar a extensão. Observe! A dissipação de energia em forma de calor (efeito joule) promove a expansão dos polos de contato e conduz ao mal contato. As extensões nunca são indicadas, mas se for inevitável, procure usar uma de boa qualidade.

        Cuidado.

        _________________
        Abraços e bons trabalhos.

        Projetos e Consultorias em materiais
        Soluções sustentáveis
        Engenharia Diagnótica

        Guilherme Custódio Garcia Jr
        garc.engineer@gmail.com
        11- 2306 4800
        11- 9 8516 0420

        costafinkel
        postou em Dom, 28 Jul 2013, 00:18
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

          IsaacdeCristo

          Cara, realmente nao sei. Depois vou abrir a tomada para dar 1 olhada. Sei que o correto é 2,5mm² , mas se for de 1,5 isso poderia gerar o problema? Quanto ao aterramento, seria as barras de metal enfiadas na terra, correto? Algo que realmente nao sei, pois nao estava presente no momento de construção da casa. Como posso checar isso agora?

          Guilherme,

          Agora quando eu ligo o ventilador em qualquer tomada da casa, ocorre o problema, sendo que quando era novo isso nao acontecia. Poderia a extensão ter danificado o ventilador? Quando liga ele, o mesmo faz o barulho do motorzinho mas fica parado. Dai depois de uns 10 minutos, as paletas começam a girar lentamente e param - Como se nao tivesse força. Depois de uns 20 minutos começa a girar normal. O anterior foi a mesma coisa, até chegar a um ponto que parou de funcionar total.


          Valeu galera!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Instalações elétricas

          Guilherme Garc
          postou em Dom, 28 Jul 2013, 12:26
          Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

            Costa,

            O condutor (fio) inadequado (de espessura menor que a ideal para a carga), sim, pode ter danificado seu aparelho pelo motivo já citado anteriormente. A diferença de potencial elétrico tem que estar em equilíbrio para que não tenha problemas nas instalações e equipamentos.

            _________________
            Abraços e bons trabalhos.

            Projetos e Consultorias em materiais
            Soluções sustentáveis
            Engenharia Diagnótica

            Guilherme Custódio Garcia Jr
            garc.engineer@gmail.com
            11- 2306 4800
            11- 9 8516 0420

            costafinkel
            postou em Qui, 01 Ago 2013, 01:06
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

              Guilherme,

              Entao, se eu tiver uma tomada ligada a um condutor de 2,5, e uma extensão ligada nessa tomada, e essa extensão tenha em seu interior um condutor com bitola menor do que 2,5 - Isso pode danificar os aparelhos e causar o que está acontecendo com meu ventilador? Deveria eu, entao, procurar uma extensão que tenha bitola 2,5 ??

              A proposito, agora o mesmo ja parou de vez. Vou ter que dormir no calor hoje.

              Uma curiosidade: Se isso acontece ao usar bitola menor, se eu utilizasse uma bitola maior, EX: Fizesse minha fiação de tomada e luz toda em 6mm. Isso poderia causar algum efeito indesejavel fora o gasto de dinheiro desnecessario ?

              Instalações elétricas

              Guilherme Garc
              postou em Qui, 01 Ago 2013, 09:30
              Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

                Caro Costa,

                Sim. Condutores de bitola inferior ao necessário podem causar danos diversos.

                Não. Condutores de bitola superior ao necessário não causam nenhum dano. Só ao seu bolso, pois estará gastando muito mais dinheiro que o necessário.

                O ideal é sempre ter o dimensionamento na medida certa. Custo x técnica x benefício.

                Abraços,

                _________________
                Abraços e bons trabalhos.

                Projetos e Consultorias em materiais
                Soluções sustentáveis
                Engenharia Diagnótica

                Guilherme Custódio Garcia Jr
                garc.engineer@gmail.com
                11- 2306 4800
                11- 9 8516 0420

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                rabi
                postou em Qua, 20 Nov 2013, 06:18
                Usuário Novato | Mensagens: 1

                  Dear Fair

                  Unfortunately claiming it was suspended due to technical issues and


                  Responder Mensagem

                  • Tópicos relacionados

                  Instalações Prediais