Viga com vão de 5,5m


Responder Mensagem

Viga com vão de 5,5m

lezimmer
postou em Sáb, 24 Ago 2013, 00:22
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Pessoal. Se puderem me ajudar agradeço. Não sou engenheiro nem pedreiro e estou com uma dúvida.

    Na minha casa foi feita uma viga com vão de 5,5m apoida nas extremidades em colunas. Sobre a viga tem 8 fiadas de tijolos de cerâmica de 8 furos e rebocado, não tem mais nada de peso. A viga ficou com 12cm de largura e 40cm de altura. Na viga foram colocados estribos de 4,2mm com 9cm de lagura e 35cm de altura a cada 15cm. 3 ferros de 12mm na base. 2 de 10mm um pouco abaixo do meio e mais 2 de 10mm no topo. O pedreiro falou que como não tem laje e nada em cima o viga e 100% segura. Vocês acham que realmente está bom?
    Se puderem me ajudar só para eu ficar mais tranquilho ou preocupado eu agradeço muito. Na verdade nesta viga foi apoiado tubos de aluminio com acrilico, mas não deve pesar nem 60kg tudo.

    Muito obrigado pela ajuda.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Viga com vão de 5,5m

    IsaacdeCristo
    postou em Sáb, 24 Ago 2013, 13:50
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro Lezimmer,

      Sem considerar como a viga foi feita e outros detalhes não citados, aparentemente o "dimensionamento" dos itens citados pode estar correto, mas resta saber algo também sobre a resistência (traço/dosagem/fck/etc.) do concreto tulizado.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      lezimmer
      postou em Sáb, 24 Ago 2013, 14:46
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Primeiramente muito obrigado Isaac por sua ajuda. O traço utilizado foi 1 de cimento, 3 de areia e 2 de brita 1 ou 0 não sei bem (brita que tem quase o tamanho de um bago de feijão).. O que você acha? Bom fraco ou forte?

        Muito Obrigado pelo auxilio..

        IsaacdeCristo
        postou em Dom, 01 Set 2013, 21:47
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          lezimmer escreveu:Primeiramente muito obrigado Isaac por sua ajuda. O traço utilizado foi 1 de cimento, 3 de areia e 2 de brita 1 ou 0 não sei bem (brita que tem quase o tamanho de um bago de feijão).. O que você acha? Bom fraco ou forte?

          Muito Obrigado pelo auxilio..


          Prezado Lesimmer,

          É um traço relativamente fraco (1:3:2), até porque a brita também não é a mais indicada para esta o concreto desta peça estrutural. Esta brita é indicada para peças muito finas, comumente para laje pré-moldada. Espero que a areia seja bastante grossa, para melhorar um pouco o aglomerante (cimento, areia, água), mas se realmente, não haverá maiores esforços sobre a viga, creio que ela suportará. Mas acredite, na próxima obra, contrate um profissional e você se sentirá muito mais seguro e evitará gastos desnecessários com consertos ou refazendo serviços.

          Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais