PESO SUPORTADO POR VIGA DE 0,20 X 0,30


Responder Mensagem

PESO SUPORTADO POR VIGA DE 0,20 X 0,30

Paulo França
postou em Qua, 23 Out 2013, 07:32
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Estou construindo uma garagem. Estou colocando duas colunas de concreto de 0,20 x 0,30, e uma viga de 0,20 x 0,30. A largura do vão é de 5,00 e a altura é de 2,50. Minha duvida é que em cima dessa viga vou colocar 9 Kalhetas de 6,50 mt, com 72 kg cada. Alguem pode me ajudar?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    mauromarc
    postou em Ter, 29 Out 2013, 21:34
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

      Boa noite;

      O seu pré dimensionamento é que não está muito correto.
      Na engenharia costumamos levar em conta 10% dos vãos, tipo 5mts x 10% = 50cm, mas depois de calculado (conforme a carga a ser suportada, fck do concreto e aço) pode-se chegar a até 40cm.
      Mesmo sendo telhas, o peso próprio e a inércia da viga pode gerar trincas em seu centro.
      Os pilares não precisam ser 20x30, podem ser 20x20m e estará sobre dimensionado ainda.

      Qualquer dúvida, pode entrar em contato.

      Abraços.

      Att

      _________________
      Mauro Marcelo Correa
      Engenheiro Civil
      Cel: (35) 9 9831-9764
      E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br

      GARAGEM

      Paulo França
      postou em Ter, 29 Out 2013, 22:11
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Boa noite Mauro!

        Obrigado pela resposta. Minha garagem tem 5 de frente por 6 de fundos. Vou levantar duas colunas na frente e 2 nos fundos, com 0,20 x 0,30 cm. A distancia entre a coluna da frente para a coluna dos fundos é de 4,50 mts. Sobre cada jogo de colunas vou colocar uma viga de 0,20 x 0,30 cm. Depois vou cobrir com kaleta de 6,50 mts, pesa 72 kgs cada, e serão necessárias 9 kaletas, totalizando um peso de 648 kgs, e minha duvida é se essas duas vigas de 5 mts e de 0,20 x 0,30 cm suporta esse peso.

        Não abusando da sua boa vontade, se puder me ajudar eu agradeço mesmo.

        Abraço

        Peso suportado por viga de 0,20 X 0,30

        IsaacdeCristo
        postou em Ter, 29 Out 2013, 22:53
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezado Paulo,

          Mesmo sem conhecer de perto sua obra, e conforme disse o companheiro Mauro, esta viga está subdimensionada para um vão de quase 5m. Se calcularmos a sua seção(20cm x 30cm = 600cm²) e a redimensionarmos (Por exemplo: 15cm x 40cm = 600cm²), teremos uma viga mais alta, portanto bem mais resistente que a anterior. Isto, sem entrar no mérito do cálculo propriamente dito.

          Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Peso suportado por viga de 0,20 X 0,30

          Paulo França
          postou em Qua, 30 Out 2013, 23:30
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            IsaacdeCristo escreveu:Prezado Paulo,

            Mesmo sem conhecer de perto sua obra, e conforme disse o companheiro Mauro, esta viga está subdimensionada para um vão de quase 5m. Se calcularmos a sua seção(20cm x 30cm = 600cm²) e a redimensionarmos (Por exemplo: 15cm x 40cm = 600cm²), teremos uma viga mais alta, portanto bem mais resistente que a anterior. Isto, sem entrar no mérito do cálculo propriamente dito.

            Boa sorte!


            Obrigado pela dica, vou dimensionar ela para essa media 15 x 40, e na ferragen coloco 6 ferros.

            Obrigado amigo.

            Abraço

            Visitante
            postou em Sáb, 20 Mai 2017, 21:37

              Legal

              Dimensionamento de viga

              Márcio tesser
              postou em Sáb, 26 Jan 2019, 00:24
              Visitante

                Saudações a todos
                Tenho uma dúvida semelhante, fiz uma viga de 10x30, com seis barras de ferro, apoiada por três colunas, duas nas pontas e uma a um metro e meio da coluna a direita, sobre está viga, fiz seis fiadas de blocos com reboque e porcelanato, será que corro algum risco? Dimensionei mal a viga? Sou leigo no assunto e o pedreiro que trabalhou pra mim, parecia ser mais leigo do que eu.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Re: Dimensionamento de viga

                Visitante
                postou em Dom, 27 Jan 2019, 10:50

                  Márcio tesser escreveu:Saudações a todos
                  Tenho uma dúvida semelhante, fiz uma viga de 10x30, com seis barras de ferro, apoiada por três colunas, duas nas pontas e uma a um metro e meio da coluna a direita, sobre está viga, fiz seis fiadas de blocos com reboque e porcelanato, será que corro algum risco? Dimensionei mal a viga? Sou leigo no assunto e o pedreiro que trabalhou pra mim, parecia ser mais leigo do que eu.


                  Posta seus cálculos e como chegou a eles.
                  Ou você não dimensionou e só chutou? Nesse caso boa sorte.

                  viga

                  levy
                  postou em Ter, 19 Fev 2019, 13:13
                  Visitante

                    Boa tarde tenho uma laje que gostaria de colocar um aquário sobre uma viga como um guarda corpo. Essa viga tem um vão de 3,70 e a estrutura dela é 15x30. O aquário tem 560 litros 3m L x 0,70cm A x 0,30 C. vidro de 12mm mais 100kg de areia do fundo.
                    A duvida é essa viga aguenta isso tudo.

                    levy
                    postou em Ter, 19 Fev 2019, 13:17
                    Visitante

                      Caso tenha duvida do mpa o concreto foi feito em botineira com brita zero. Creio que seja o mais comun usado em obras sem acompanhamento de um profissional


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Instalações Prediais