Peso suportado por uma laje sem/pouca viga.


Responder Mensagem

Peso suportado por uma laje sem/pouca viga.

Erick
postou em Sáb, 23 Set 2017, 11:06
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia,

    Construí uma casa ano passado em um terreno íngreme, no qual, para que a garagem ficasse no nível da rua, tive que fazer a entrada para o segundo andar e descer para o primeiro pavimento. No entanto, abaixo desse primeiro pavimento ainda havia um espaço de 2,30 o qual pensei em fazer um quarto para ferramentas e uma sauna.

    Nesse mesmo período, fiz um telheiro acima do segundo andar da casa, totalizando 9 metros de coluna entre a sapata e a laje do telheiro. Ocorre que o projeto inicial não constava a laje e telhado e sim, apenas a laje. Então, quando fomos mudar a planta para que o engenheiro constasse esse acréscimo, o construtor já havia batido a laje. E nessa laje ( de 6,30 x 7,30 ) havia apenas uma viga cortando ela ao meio.

    Ocorre que além do peso extra das telhas de cerâmica, entrou quatro colunas altas e uma laje de taipá ( 1,40 x 1,40 ) para sustentar uma caixa de água de 1000 litros. Então, duas colunas ficaram em cima da unica viga e outras duas ficaram em cima da laje pura e isso já havia me preocupado. Agora, precisei fazer um tanque e colocar um cano no chão de 40. Agora para colocar o contrapiso para tapar esse cano e dar nível certo de caimento, ele esta ficando mais grosso que a laje. ( contrapiso de 9cm e a laje de 7 cm). Além do mais, tenho que fazer uns murinhos para separar os cães ( são 3 murinhos de 1 metro de altura e 3 metros de cumprimento, MAS NENHUM DELES SOBRE AS PAREDES DA CASA, todos direto na laje, assim como as duas colunas. ).

    Então a minha pergunta seria, esse murinho mencionado somente sobre a laje, sem estar apoiado em nenhuma viga ou parede + esse contrapiso extremamente grosso + as duas colunas que também estão somente sobre a laje podem ocasionar um risco dessa laje cair sobre os moradores da minha casa?

    Obs1: Sei que sem ver a casa e nem ter todas as medidas necessárias fica um pouco difícil a resposta, mas precisava saber se tiver algum risco de ocorrer algo de errado apareceria algum sintoma, tipo trincados em algum local e etc...

    Obs2: Eu fiz essa pergunta no meu engenheiro da época e ele disse que nesse caso não poderia me ajudar pq essa parte não era a especialidade dele...então...fiquei na mão...
    Independente da resposta de vocês vou procurar algum que seja especialista aqui na cidade pq só terei uma segurança mesmo se um especialista ver a situação de perto e me der algum tipo de laudo. Aqui eu quero apenas alguma ideia para não passar esses dias com uma pulga atras da orelha...

    Agradeço desde já!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    GilbertoRocha
    postou em Sáb, 23 Set 2017, 22:02
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      Assumindo que as colunas tenham resistência para suportar o peso extra, é possível expandir e fazer paredes sobre uma laje que não resistiria a carga dessa parede sem aplicar esforços extras na laje.
      Esse vídeo demonstra como:
      https://www.youtube.com/watch?v=lysRgRVu778

      Nesse caso, você teria que fazer esse sistema por todo o contrapiso, e colocar vigas para suportar esse contrapiso, visto que ele tem peso de 225kgf/m², e a laje de 7cm que pelas normas, é para cargas de 50kgf/m².


      Responder Mensagem


      Cálculo Estrutural