Requadro mal executado


Responder Mensagem

Requadro mal executado

luiz_borges
postou em Qui, 14 Nov 2013, 12:58
Usuário Nível 1 | Mensagens: 14

    Se a argamassa de requadramento estiver soltando/destacando, devo refazer todo o requadro do vão, ou posso ir batendo e tirando o que não estiver bem aderido e refazer só estas partes?

    Um pedreiro disse que esta argamassa foi feita com cal (não sei se foi usado cal na massa nos requadros) e que por isso eu teria que remover todo o requadramento da casa e refazer com argamassa de cimento e areia só. Essa informação procede?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    mauromarc
    postou em Qui, 14 Nov 2013, 14:18
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

      Prezado luiz_borges, boa tarde;

      Primeiramente, a cal serve como aglomerante, ou seja, segurar a água na argamassa e deixá-la com consistência pastosa. Não há problema algum dela na mistura, desde que se atenda ao traço. Em obras sempre utilizava 6 latas de areia fina ou média, duas latas de cal e uma lata de cimento. (Lata de 18 litros), 1:2:6 ou 1:2:8 ou 1:2:9. A agua adiciona-se aos poucos até atingir o ponto desejado.
      Para boa aderência do reboco ou requadro, deve-se verificar se o chapisco foi bem feito e curado (Deixar secar de 03 dias a uma semana) para depois receber o acabamento.
      Quando da execução do requadramento, se este, na hora do nivelamento, estiver muito espesso, deve-se "chapar a massa" em camadas.
      Deixa a primeira secando (com superfície rugosa) de um dia para o outro e assim sucessivamente até se atingir o nível.

      Qualquer dúvida, estarei a disposição.

      Abraços.

      Att

      _________________
      Mauro Marcelo Correa
      Engenheiro Civil
      Cel: (35) 9 9831-9764
      E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br

      luiz_borges
      postou em Qui, 14 Nov 2013, 14:48
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 14

        Mauro, obrigado pela resposta.
        Sinceramente não sei se foi feito o chapisco para o requadro (esta empresa não se primou pela qualidade do acabamento), mas ele não ficou espesso (entre 1 e 2 cm no máximo).

        A base do requadro foram blocos de concreto, neste caso eu preciso chapiscar também ou dá para rebocar direto passando um pouco de bianco com pó de cimento antes?

        Sobre o requadro que estão soltando, é de uma janela de 3 metros, só um pedaço dela está solto, preciso quebrar todo o requadro e refazer, ou posso só corrigir o que estão solto?

        mauromarc
        postou em Qui, 14 Nov 2013, 20:24
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

          Prezado Luiz, boa noite;

          Essa espessura de 2cm é muito pequena e está dentro dos padrões de TCPO e etc, que é de 2 a 3cm (reboco paulista).
          Na minha opinião seria interessante remover as partes que estão soltando, porque de qualquer forma, vai cair mesmo a qualquer momento.Aproveite que você já está fazendo. Depois ficar demolindo, causa muita sujeira e perda de tempo.
          Tinha uma empresa de são Paulo (Não me lembro do nome) que fazia ensaios de retirada de acabamento com e sem chapisco (fez os ensaios para uma obra que minha empresa estava executando). Ficou comprovado que o esforço para se retirar o reboco com chapisco era muita vezes maior do que sem o mesmo. Por isso acho importante fazê-lo. O bianco é muito bom, mas é caro para pequenos reparos (nao sei se é o seu caso). Fiz uma vez e não gostei porque nao rendia muito. Pedi o pedreiro para parar e fazer no sistema tradicional.

          Qualquer dúvida, estarei a disposição.

          Abraços.

          Att

          _________________
          Mauro Marcelo Correa
          Engenheiro Civil
          Cel: (35) 9 9831-9764
          E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Requadro mal executado

          IsaacdeCristo
          postou em Sex, 15 Nov 2013, 11:39
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Caro Luiz,

            Se as partes que estão soltando forem muitas, vale mais a pena retirar todo o requadro e refazê-lo com outra argamassa devidamente dosada. Mas usar argamassa de cimento e areia, será um trabalhão, já que o função da cal é dar trabalhabilidade(plasticidade) à argamassa permitindo assim fazer os arestamentos.

            Boa sorte

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Instalações Prediais