Calculo de carga em laje


Responder Mensagem

Calculo de carga em laje

Fabio ISA
postou em Sex, 29 Nov 2013, 22:41
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Prezados, Comprei um apartamento no qual possui um solarium de 05m de comprimento por 6m de largura. Realizei uma obra de alvenaria em que construi uma parede de tijolo estrutural de 3m de comprimento por 3m de altura no final dos 5m de comprimento do solarium, fazendo assim o fechamento frontal do solarium, o apartamento abaixo tem um quarto que a parede vai até o meio da laje e uma outra parede do banheiro e cozinha que é transversal a minha parede e vai até o meio da laje ficando abaixo da parede que construi. Sendo assim, gostaria de saber se alguém saberia dizer se a laje suportaria o peso da parede? coloquei também uma churrasqueira de concreto no peso de uns 350 kg e um balcão com pia de 1,80m de comprimento por 1,20 de altura também de tijolos estrutural. Ficaria muito agradecido se alguém pudesse me dar ao menos uma orientação sobre cálculos da carga que inseri. Obrigado desde já!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Calculo de carga em laje

    IsaacdeCristo
    postou em Sáb, 30 Nov 2013, 11:28
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Fábio,

      Não entendi muito bem como as paredes do apartamento de baixo estão em relação à parede que você construiu. Mas para este cálculo é necessário saber várias coisas, inclusive o tipo da laje (pré-moldada ou maciça) e a direção da armadura, e outras informações. O certo é que você, antes de inserir uma carga sobre uma laje, deveria consultar um estruturalista e até levá-lo à obra. A inserção é possível, mas precisa ser devidamente analisada para não causar danos à estrutura. Mas o que também traz maior preocupação, em minha opinião, é esta churrasqueira de 350kg, a qual se trata de uma carga concentrada.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Fabio ISA
      postou em Seg, 02 Dez 2013, 07:58
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Prezado Isaac,
        Agradeço as informações!
        Referente aos cálculos que deveria fazer não foi possível, pois a construtora não me passou o projeto arquitetônico nem o projeto estrutural do prédio alegando que estes documentos são sigilosos. Você saberia me dizer se eu poderia exigir estes documentos.

        Agradeço novamente suas informações.

        Att,
        Fábio


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural