- jhosse
- postou em Ter, 22 Nov 2011, 17:44
- Usuário Nível 1 | Mensagens: 3
Olá e obrigado pelas respostas, desculpe pela demora em respondê-las, mas sou novo por aqui e só percebi que já tinham respondido minha pergunta agora.
Então MeketrefiS, cheguei a mesma conclusão do Paulo nisso e acho que iria molhar o vizinho de baixo sim rsrsrs.
Porém tive uma outra idéia e gostaria que depois vcs me falassem o que acham. É um pouco extenso mas peço que tenham paciência de ler a minha idéia.
Pensei em colocar a maior parte da carga diretamente na parede. Da seguinte forma:
- Logo acima da laje, na primeira fiada de blocos, vou quebrar uma pequena janela na parede desses blocos, para então enchê-los de concreto. Não todos de uma vez, para não causar nenhuma rachadura ou coisa assim.
- Com os blocos agora maciços, fixarei com parafusos e buchas expansíveis de metal uma estrutura simples de metal para servir de base ao móvel do aquário, pensei em uns cinco pontos de apoio na parede maior e mais uns dois no lado da parede menor, ficando apoiado sobre a laje piso apenas dois pontos, um no canto oposto ao canto da parede e outro no meio da barra da frente.
- Com isso, salvo enganos, se tudo estiver bem nivelado cada ponto de apoio deve receber a mesma quantidade de carga.
- Então 300kg divididos por 9 (pontos de apoio) temos 33,33 kg sobre cada ponto de apoio, sendo apenas dois sobre a laje piso que são 66,66kg, bem longe de chegar no limite de carga da laje.
A idéia de encher os blocos de concreto é de que a parede do bloco não aguentaria o esforço, mas sendo maciço e de concrteto isto estaria resolvido.
Sendo também na primeira fiada de blocos o peso é melhor distribuído, pois não há outro bloco em baixo e sim uma laje maciça de concreto.
É um pouco trabalhoso, mas se der certo vou fazer.
Aliás se conhecerem alguma firma de engenharia que fosse capaz de fazer isso peço que me indiquem.
E mais uma vez muito obrigado pela atenção de vocês.
Abraço
João Henrique