Limite de carga de laje


Responder Mensagem

Limite de carga de laje

jhosse
postou em Seg, 11 Jul 2011, 12:09
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Olá, entrei no fórum para tirar uma dúvida, se alguém puder me ajudar agradeço desde já.
    Ocorre que moro em um apartamento, no 9º andar de um prédio de 12 andares.
    Eu estava planejando instalar um aquário na minha sala de estar, porém, ao consultar o manual do proprietário descobri que o limite de carga da laje é de 150 Kg por m², o aquario tem 1m x 0,50m x 0,60m ou seja 300 litros ou 300 kg (só de peso em agua), sendo que sua base tem 0,5 m². Assim imagino que o aquário esteja fora de cogitação.

    Ainda assim, minha dúvida é se isso depende tb da distribuição desse peso sobre a laje, por exemplo, se ao dividir o peso sobre a laje em quatro pés do móvel de apoio, ou 6, ou ainda uma base plana de 0,5 m², poderia distribuir melhor o peso e assim conseguir instalar o aquario?

    Obrigado.
    João


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    MeketrefiS
    postou em Seg, 11 Jul 2011, 21:50
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

      Pode ficar tranquilo que se o predio tiver de cair não vai ser teu aquario que ira derrubar. A sobrecarga de segurança é distribuida em toda a area da laje, e algumas cargas são absorvidas pelos coeficientes de segurança exigidos pela norma. alem do mais o local mais critico é o centro da laje, e com certeza voce vai instalar o aquario junto as paredes que possuem vigas embaixo delas.......fica de boa e cultive bons peixe, opu sereias....

      _________________
      mhfranhan@uol.com.br
      (11) 9320.5399

      Paulo R Caravellas da Cal
      postou em Sáb, 23 Jul 2011, 21:00
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

        Esta laje aceita 75kgf/(0,5)m2 . Correto ?

        O aquário de base 0,5 m2 vai aplicar 300 kgf.

        A tolerância de cálculo é em geral 40%, logo ...

        Em tese, para carregar nesta laje 300kgf , voce precisa distribuir a carga em 2 m2...

        Melhor não arriscar molhar o vizinho ...

        _________________
        Eng. Caravellas da Cal

        jhosse
        postou em Ter, 22 Nov 2011, 17:44
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          Olá e obrigado pelas respostas, desculpe pela demora em respondê-las, mas sou novo por aqui e só percebi que já tinham respondido minha pergunta agora.

          Então MeketrefiS, cheguei a mesma conclusão do Paulo nisso e acho que iria molhar o vizinho de baixo sim rsrsrs.
          Porém tive uma outra idéia e gostaria que depois vcs me falassem o que acham. É um pouco extenso mas peço que tenham paciência de ler a minha idéia.

          Pensei em colocar a maior parte da carga diretamente na parede. Da seguinte forma:
          - Logo acima da laje, na primeira fiada de blocos, vou quebrar uma pequena janela na parede desses blocos, para então enchê-los de concreto. Não todos de uma vez, para não causar nenhuma rachadura ou coisa assim.
          - Com os blocos agora maciços, fixarei com parafusos e buchas expansíveis de metal uma estrutura simples de metal para servir de base ao móvel do aquário, pensei em uns cinco pontos de apoio na parede maior e mais uns dois no lado da parede menor, ficando apoiado sobre a laje piso apenas dois pontos, um no canto oposto ao canto da parede e outro no meio da barra da frente.
          - Com isso, salvo enganos, se tudo estiver bem nivelado cada ponto de apoio deve receber a mesma quantidade de carga.
          - Então 300kg divididos por 9 (pontos de apoio) temos 33,33 kg sobre cada ponto de apoio, sendo apenas dois sobre a laje piso que são 66,66kg, bem longe de chegar no limite de carga da laje.

          A idéia de encher os blocos de concreto é de que a parede do bloco não aguentaria o esforço, mas sendo maciço e de concrteto isto estaria resolvido.
          Sendo também na primeira fiada de blocos o peso é melhor distribuído, pois não há outro bloco em baixo e sim uma laje maciça de concreto.

          É um pouco trabalhoso, mas se der certo vou fazer.
          Aliás se conhecerem alguma firma de engenharia que fosse capaz de fazer isso peço que me indiquem.

          E mais uma vez muito obrigado pela atenção de vocês.
          Abraço

          João Henrique

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Limite de carga de laje

          IsaacdeCristo
          postou em Ter, 22 Nov 2011, 19:41
          Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

            Caro Jhosse,

            Teoricamente, as cargas não se dividem assim igualmente, mas mesmo assim me parece que você resolveu o problema, já que, mesmo com a variação de carga de cada ponto de apoio, ainda se mantém abaixo da carga máxima indicada para a laje.

            _________________
            Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
            Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
            Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            jhosse
            postou em Qua, 23 Nov 2011, 10:20
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

              Olá Isaac, obrigado pela resposta.
              Muito bom saber que você acha que isso vai funcionar.

              Só tenho uma última dúvida para saber se isso pode realmente funcionar que é se o tipo de estrutura do prédio, de alvenaria portante ou alvenaria estrutural, aguenta esta carga adicional.
              O que você acha?

              Abraço

              João Henrique

              Diogo
              postou em Ter, 08 Set 2015, 14:33
              Usuário Novato | Mensagens: 2

                Boa tarde,
                pretendo construir outro pavimento no meu imovel, porem nao possuo a planta. Como posso fazer para esta identificando a estrutura da minha casa?
                eu consigo fazer isso com a ajuda de um detector de metais?

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Cálculo Estrutural