Software livre p/ engenharia


Responder Mensagem

Software livre para engenharia

Fernando
postou em Dom, 23 Nov 2003, 00:27
Visitante

    Caros colegas,

    Andei reparando os preços de alguns softwares técnicos para engenharia e arquitetura, e tenho certeza que a grande maioria dos profissionais não têm possibilidade alguma de ter acesso à determinados programas. Contudo sabemos que a maioria desses profissionais tem experiência em alguma linguagem de programação, e grande parte já construiu aplicativos para uso em sua profissão.
    Conversando com alguns colegas, tivemos uma idéia de bolar um grupo de desenvolvimento de softwares técnicos livres, onde cada um disponibilizaria o código fonte juntamente com o programa. Assim os usuários experientes em programação poderiam aprimorar o programa e adicionar novos recursos. Dessa forma, os programas estariam em constante crescimento.
    Gostaria de reunir um grupo de engenheiros e arquitetos que tenham experiência em programação (independente da linguagem) para discutirmos sobre a idéia aqui no fórum.

    Abraços.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Software livre para engenharia

    Neto
    postou em Dom, 23 Nov 2003, 10:46
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 28

      Fernando, é uma idéia muito boa a sua. Como sabemos, existem programas técnicos freewares muito bons, mas nem sempre é tudo que o profissional precisa, sempre falta alguma coisa. Se fosse disponibilizado o fonte desses programas, os proprios usuários poderiam acrescentar algo de novo, e disponibilizar essas alterações para outros usuários. Em pouco tempo teríamos softwares cada vez mais completos.

      _________________
      Francisco Neto
      Engº Civil - Porto Alegre/RS

      Software livre para engenharia

      Fernando
      postou em Dom, 23 Nov 2003, 11:34
      Visitante

        Colega Neto,

        É exatamente essa a idéia, produzir programas gratuitos (e livres) de qualidade, de licença pública GNU (para quem não conhece: http://lie-br.conectiva.com.br/licenca_gnu.html)

        Abraços.

        software livre

        Eng. Sergio
        postou em Dom, 23 Nov 2003, 14:37
        Visitante

          A intenção é muito boa, mas acontece que seria necessário que um grande número de pessoas tivessem acesso a determinado programa. Por que a grande maioria (99%) usariam os programas apenas para benefício próprio, sem dar a sua contribuição na programação do mesmo. Ainda tem a questão dos programadores... Acho que poucos deles teriam interesse em tornar público o seu software. É uma questão que ainda deve ser muito discutida.

          Sergio

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          software livre

          Fernando
          postou em Dom, 23 Nov 2003, 20:34
          Visitante

            Eng. Sergio escreveu:A intenção é muito boa, mas acontece que seria necessário que um grande número de pessoas tivessem acesso a determinado programa. Por que a grande maioria (99%) usariam os programas apenas para benefício próprio, sem dar a sua contribuição na programação do mesmo. Ainda tem a questão dos programadores... Acho que poucos deles teriam interesse em tornar público o seu software. É uma questão que ainda deve ser muito discutida.

            Sergio


            Sérgio
            Quando abrimos mão de um software nosso, para torná-lo livre, não esperamos que todos os usuários contribuam com a programação, mas apenas esse 1% que você citou. Com a devida divulgação, esse 1% podem ser, por exemplo, 50 pessoas, que já é mais que suficiente para compor um bom software, pois cada um contribuirá com uma pequena parte. Tenho certeza que a ecivilnet, como um grande divulgador de softs técnicos free, ajudará a por em prática essa idéia.

            Abraços.

            meus programas

            Klelia
            postou em Seg, 24 Nov 2003, 00:36
            Visitante

              Eu poderia disponibilizar alguns dos meus programas para cálculo de lajes e sapatas, não me importo.

              Klelia

              Visitante
              postou em Qua, 26 Nov 2003, 11:21

                Sugiro a criação de um site específico, para eunir todos os projetos de softwares, e grupos e listas de discussão para cada um.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Fabiano
                postou em Dom, 30 Nov 2003, 12:28
                Visitante

                  Fernando, tens alguma previsão de quando essa sua idéia estará se concretizando? Também estou disposto a contribuir, já q programo em diversas linguagens, e posso entrar com alguns fontes em C++ e VB.

                  Fernando
                  postou em Seg, 01 Dez 2003, 01:15
                  Visitante

                    Ainda não tenho uma previsão, mas tudo indica que logo logo colocaremos em prática a idéia. Já conversei com o pessoal da ecivilnet, pois seria necessário um patrocinador que fornecesse um local para hospedar o site, um fórum e listas de emails. Vamos ver no que dá. Wink
                    Quem tiver interesse em participar dessa comunidade de programadores entre em contato comigo: nandopfa@yahoo.com.br

                    Ormond 2.0
                    postou em Qua, 03 Dez 2003, 00:00
                    Visitante

                      Aguardem!
                      Em breve, estará disponível a nova versão deste programa
                      totalmente FREEWARE que está passando por profundas reformas
                      e ampliações. Entre as mais importantes estão:

                      - Melhorias na Interface com o usuário;
                      - Inclusão de módulos para cadastro de serviços e obras;
                      - Aperfeiçoamento do banco de dados de materiais;
                      - Aperfeiçoamento na criação e edição de composições;
                      - Novo sistema de Backup;
                      - Novos tipos e formas de relatórios;
                      - Criação de um Help para o usuário.

                      Como vocês podem ver eu já comecei. Estou dedicando em meu
                      site www.ormond.hpgvip.com.br uma seção para este tipo de projeto
                      e parece estar funcionando. Estou distribuindo o programa junto com o código fonte para as que se identificam com e-mail, telefone, profissão, etc. Mesmo que as pessoas não possam contribuir com a programação, elas são muito importantes na revisão do trabalho, na
                      crtitica construtiva, na divulgação e por aí vai. Só saber programar, não faz do seu programa o melhor, ele precisa ter conteúdo.
                      Conheço exemplos de profissionais que desenvolveram soluções próprias em Pascal para DOS, do tipo pé de boi, e não as trocam por nada nesse mundo, pois nelas estão embutidas anos de pesquisas, experiência profissional, etc.

                      A idéia não poderia ser melhor!

                      Um grande Abraço a todos,

                      Eng. Paulo C. Ormonde


                      Responder Mensagem


                      Programas e apps de construção civil