PEX - Tubos de Polietileno Reticulado


Responder Mensagem

PEX

Wando Nogueira
postou em Dom, 29 Abr 2007, 20:47
Visitante

    Leandro Carvalho escreveu:...erros consideraveis, pois não se usa o PEX para gás, pois a pressão que o Gás produs é de uma intensidade em que o material aplicado ao pex não suporta...


    As informações estão muito desencontradas... Aqui na Europa usamos PEX para gás predial sem qualquer problema. Os tubos são Pex-Al-Pex (pex multilayer) com pressão admissível às vezes superiores a 1MPa.

    Leandro Carvalho escreveu:...outra gafe foi comentar que o calculo de perda de pressão é identico ao de PVC, o que não é verdade...


    Exatamente... praticamente não há perdas de cargas (localizadas) no sistema PEX, a não ser nos distribuidores, registros e pontos finais. Por ser um sistema ponto-à-ponto, elimina-se a necessidade de uso de junções, joelhos, curvas, etc.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    PEX Tubo de polietileno reticulado

    Katia Fanzeres
    postou em Sex, 04 Mai 2007, 19:50
    Visitante

      Olá
      Alguem sabe onde se tem profissional no Rio de Janeiro trabalhando com esse sistema?
      Gostaria de mais informações para utilização na construção de uma casa.

      Colocando alguns pontos nos is

      Edson Zago
      postou em Sex, 31 Ago 2007, 16:00
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

        Com todo respeito, vejo que persiste muita desinformação quanto ao Pex. É o melhor produto em custo X benefício para água quente. Ao contrário do que alguém falou aqui no fórum, é fácil de ser obtido, seja o tubo sejam os fittings. Já existe um fabricante nacional do tipo A, a Epex de Blumenau - SC. Pode ser usado com gás. Só não existe é norma ou tradição do Brasil. É falso que para isso seja necessário o tipo com barreira. As moléculas do GLP ou Gás Natural não passam pela parede do pex convencional. Lembro que é notório o uso do PE80 e PE100 em linhas de gás natural, que nada mais são que polietilenos. Para a pressão do GLP o pex serie 5 é suficiente. Para o gás natural precisaria haver uma adequação da espessura de parede à pressão de trabalho requerida. Mas isso é outra coisa, não quer dizer que o produto não seja aplicável. Voltando à condução de água, www.epexind.com.br é o site do fabricante mais competitivo. epexvendas@terra.com.br pode responder às dúvidas. Pex é um produto técnica e economicamente viável, totalmente inserido em larga escala no mercado europeu e norte americano. Muito além do que imagina o PPR, que para falar a verdade, só fez mesmo sucesso aqui em terras tupiniquins, trazido pelos amigos portenhos. Esses sim, sem nenhuma tradição em geração / disseminação de tecnologias para a construção.

        _________________
        elzago@terra.com.br

        Re: PEX - Tubos de Polietileno Reticulado

        visitante
        postou em Sex, 31 Ago 2007, 19:44
        Visitante

          É um bom sistema se for executado com bom material.
          Tem a grande vantagem de ser facilmente substituivel ou reparavel uma vez que a tubagem é introduzida em manga embutida nas paredes e pavimentos.
          Por norma faz-se uma tubagem geral até uma caixa no compartimento, e depois deriva-se uma ligação para cada aparelho, o que torna o sistema mais equilibrado em termos de pressão, segurança, e manutenção.
          Durante vários anos projectei tudo com esse sistema.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Custo x Benefício

          Ralph Benedetti
          postou em Ter, 18 Set 2007, 18:11
          Usuário Novato | Mensagens: 2

            Segundo a revista Construção Mercado de Novembro de 2006, o custo unitário da tubulação PEX pode ser até três vezes menor que o custo das instalções de PVC e PPR. Porém estes valores foram mostrados para uma determinada obra, sendo que, dependendo do sistema construtivo esta diferença pode ser bem inferior.

            _________________
            Atenciosamente
            Ralph Benedetti

            Re: Custo x Benefício

            Visitante
            postou em Seg, 24 Set 2007, 10:32

              Ralph Benedetti escreveu:Segundo a revista Construção Mercado de Novembro de 2006, o custo unitário da tubulação PEX pode ser até três vezes menor que o custo das instalções de PVC e PPR. Porém estes valores foram mostrados para uma determinada obra, sendo que, dependendo do sistema construtivo esta diferença pode ser bem inferior.


              Mas afinal qual a melhor solução?
              PEX, PPR ou PVC?
              Não olhando a custos.
              LMPC

              Respondendo qual é o melhor sistema.

              Edson Zago
              postou em Seg, 15 Out 2007, 13:17
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

                Principalmente analisando o conjunto da obra, considero PEX o produto ideal e imbatível por suas multiplas qualidades.
                Seu sistema de instalação (conexões) é mecânico, absolutamente simples, seguro e à prova de erros. Flexível e contínuo (em rolo) permite trechos sem uniões. Com isso se poupa tempo e conexão, com ganho de qualidade e segurança. Suporta maior pressão e temperatura dentre todos os sistemas plásticos. É o ÚNICO que pode ser instalado no sistema ponto-a-ponto substituível. É de igual para mais barato que os demais.

                Fácil de transportar e armazenar. Sua curva de regressão revela ainda uma vida útil com desempenho mais homogênea que o PPR por exemplo. Com tudo isso a conclusão é bem batural, PEX é a melhor opção. Só não teve no caso do Brasil, o mesmo suporte ($) de marketing e publicidade que seus concorrentes.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                pex

                maximo
                postou em Qui, 31 Jan 2008, 18:28
                Visitante

                  oi! meu nome e' massimo e agora mesmo moro no brasil, posso dizer que depois de mais de 25 anos que eu trabalho com pex-a metodo Engel e' o melhor material plastico que esiste no mundo, esiste tambem pex-b e pex-c differente no sistema de reticulaçao no pex , e aqui esta a differencia. no brasil esiste ja' o pex-a mas nao e' igual que na europa para coneçao e espessoura : exemplo. aqui 16x1.8 la' 16x2.2 e muito mais! esiste tambem ppr-tipe3 mais de 25 anos, agora tambem pex-c o pex-b com aluminio e pexno esterno que si chama multistrato, eu infelizmente moro no poernambuco(recife) e aqui e' coisa do altro mundo. para mim pex-a e' normal trabalho como outro sistema de press-fitting . nao pode usar para gais! se alguem precisa mais informaçaos .... ol.maximo@yahoo.com.br

                  Execução do Pex

                  Alex s Souza
                  postou em Sex, 08 Fev 2008, 21:17
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                    Trabalhei com o pex, e achei o material bom pela flexibilidade que ele tem, sanando a necessidade de joelhos e outros acessórios necessários a se fazer a mudança de direção.

                    Re: Execução do Pex

                    Pietra
                    postou em Sáb, 09 Fev 2008, 11:41
                    Usuário Nível 4 | Mensagens: 160

                      Alex s Souza escreveu:Trabalhei com o pex, e achei o material bom pela flexibilidade que ele tem, sanando a necessidade de joelhos e outros acessórios necessários a se fazer a mudança de direção.


                      Faz um ano que iniciei este tópico e só agora me atrevi a adotar este sistema. Realmente é de muita praticidade, evita muita quebradeira. Difícil foi encontrar mão-de-obra especializada. Resolvemos o problema contratando um especialista que ministrou um curso prático de uma semana aos encanadores da obra.


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Instalações Prediais