Eng. Luiz Alberto Faria escreveu:A forma de escolher o tipo de fundação mais adequada a todo e qualquer caso é sempre através de sondagem (normalmente spt).
Quanto às cargas horizontais normalmente tratamos de restringí-las através da execução das vigas de fundação com dimensionamento adequado (questão economica).
Sds,
Luiz Alberto Faria - Eng Geotécnico - CREARS 57149-D
Caro Eng. Luiz - obrigado pela gentileza, tenho esta dúvida no FORUM, se possível agradeço por orientar/comentar:
"Caros colegas, sou totalmente leigo no assunto e agradeço por receber dicas e orientações. Adquiri um terreno em Bertioga/SP no condomínio Morada da Praia. Tenho preocupação de não ser bem assessorado no que tange a fundação do imóvel que estarei construindo. Fui informado por suposto "construtor" que a quadra onde se encontra o terreno é muito ruim de solo, disse que não existe base adequada, mesmo perfurando muito, alegou que em uma determinada obra nesta quadra, mesmo após perfurar 14 metros, não se encontrou base adequada e a casa após alguns anos necessitou de tratamento caro para sua recuperação (estava afundando). Minha grande dúvida: o terreno está condenado, existe técnica segura e barata para se construir casa até 300m2? Em especial e se tratando de solo do litoral, no que tange brocas/fundação, quais são as técnicas aconselháveis para terrenos extremamente/profundamente instáveis "moles"? Ouvi falar do brocas profundas, sapatas especiais, radiê, etc. Muito obrigado"