Tipo de Fundação


Responder Mensagem

Tipo de Fundação

rbrunetto
postou em Qua, 03 Mar 2010, 17:02
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Caros amigos, estou com minha planta pronta e estou discutindo com meu engenheiro o tipo de fundação, gostaria da opinião de vocês sobre qual tipo de fundação vocês recomendariam para um sobrado de 201 mts2. consegui um estudo de solo com meu vizinho, baseado nesses valores o ques vocês recomendam. irei fazer o sobrado com alvanaria estrutural ceramica.

    Segue abaixo o estudo

    PISO CONCRETO - 0,25 M
    SOLO DE ATERRO DE ARGILA SILTOSA, COR MARROM - 0,80 M
    SOLO DE ARGILA SILTOSA DE CONSISTÊNCIA RIJA, COR MARROM VARIADO COM CINZA E AMARELO - 2,55 M
    LENTE DE ARGILA DE CONSISTÊNCIA MUITO RIJA, COR CINZA - 2,90 M
    SOLO DE AREIA DE GRANULOMETRIA MÉDIA A GROSSA, MEDIANAMENTE COMPACTO, COR MARROM VARIADO COM CINZA - 7,95 M
    SOLO DE SILTE ARENOSO COM DISCRETA PRESENÇA DE FRAGMENTOS DE ALTERAÇÃO DE ROCHA MEDIANAMENTE COMPACTO, COR MARROM VARIEGADO - 11,85 M
    SOLO DE SILTE ARENOSO COM FRAGMENTOS DE ALTERAÇÃO DE ROCHA COMPACTO, COR CINZA - 21,15 M

    PROFUNDIDADE DO NÍVEL DÁGUA = 5,90 M


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Tipo de Fundação

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 29 Mar 2010, 10:18
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Caro RBrunetto,

      Para execução desse sobrado, considerndo o perfil geológico apresentado (do vizinho), que não é tecnicamente indicado, a menos que o raio mínimo indicado na norma, esteja dentro de seu terreno e no local da edificação a ser feita... Para uma melhor escolha da fundação de sua obra, siga as instruções do engenheiro que certamente lhe indicará a solução mais adequada. Todavia acredito que ele não adotará fundação em estacas, uma vez que o porte da obra não justifica tal despesa.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 21:02, num total de 2 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      correabh
      postou em Seg, 29 Mar 2010, 21:47
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Inicialmente, se você já possui um engenheiro ele deve ter solicitado um estudo geológico do seu terreno, no ponto que irá construir a edificação.
        Creio que a falta de confiança no profissional deveria implicar em distrato.
        Sugiro avaliar a presente situação...


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural