Mar_Vini escreveu:Eng André
Agradeço a resposta. Mas o projetista já falou que não. O mestre de obras, que eu sei tem mais de 10 anos de experiência, disse que sim.
A simples ciência da experiência de um mestre de obras não deveria lhe propiciar credibilidade alguma.
Mar_Vini escreveu:
Mas eu insisto na pergunta pelo seguinte: qual a explicação física para uma negativa? Levando em consideração que todo o restante permanecerá o mesmo, ou seja, a carga sobre as vigas, o solo, o traço... enfim, tudo, e a única variante seria esta: ao invés de 4 barra de 10mm usar 6 de 8.
De forma alguma. Há diversos fatores que devem ter sido considerados pelo projetista. Tais fatores não aviltam aos olhos de um leigo. Assim, a sua falta de conhecimento dos possíveis efeitos (seu caso) não possuem paralelo com o conhecimento da falta de possíveis efeitos (sua afirmativa acima citada).
Ademais, há diversas falhas na citação que atribuiste ao eng. mineiro, as quais não tratarei por ser de interesse somente dele.
O grifo "O Excesso de ferro não é prejudicial a coluna", no entanto, merece um pequeno comentário: tal assertiva não é absoluta, novamente pelos "diversos fatores que devem ter sido considerados". Espaçamentos, cobrimentos, diâmetro máximo característico dos agregados, agressividade do ambiente, estribos, entre diversos outros.