SUBSTITUIR FERRO 8MM NO LUGAR DE 10MM


Responder Mensagem

Visitante
postou em Sáb, 15 Set 2018, 01:08

    O projetista estudou pra isso, se ele disse isso, siga o projetista, sobre as áreas de aço que mencionastes, está errado, o "10mm" é o diametro e não a área da barra.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    grayol
    postou em Sáb, 22 Set 2018, 08:37
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 95

      Mar_Vini escreveu:Eng André
      Agradeço a resposta. Mas o projetista já falou que não. O mestre de obras, que eu sei tem mais de 10 anos de experiência, disse que sim.


      A simples ciência da experiência de um mestre de obras não deveria lhe propiciar credibilidade alguma.

      Mar_Vini escreveu:
      Mas eu insisto na pergunta pelo seguinte: qual a explicação física para uma negativa? Levando em consideração que todo o restante permanecerá o mesmo, ou seja, a carga sobre as vigas, o solo, o traço... enfim, tudo, e a única variante seria esta: ao invés de 4 barra de 10mm usar 6 de 8.


      De forma alguma. Há diversos fatores que devem ter sido considerados pelo projetista. Tais fatores não aviltam aos olhos de um leigo. Assim, a sua falta de conhecimento dos possíveis efeitos (seu caso) não possuem paralelo com o conhecimento da falta de possíveis efeitos (sua afirmativa acima citada).


      Ademais, há diversas falhas na citação que atribuiste ao eng. mineiro, as quais não tratarei por ser de interesse somente dele.

      O grifo "O Excesso de ferro não é prejudicial a coluna", no entanto, merece um pequeno comentário: tal assertiva não é absoluta, novamente pelos "diversos fatores que devem ter sido considerados". Espaçamentos, cobrimentos, diâmetro máximo característico dos agregados, agressividade do ambiente, estribos, entre diversos outros.

      Joaof
      postou em Sex, 03 Mai 2019, 00:21
      Visitante

        Está um pouco tarde para a resposta, sua casa deve estar pronta, mas vou passar o que penso sobre este caso baseado no que sei da norma. Pode ser que ajude outras pessoas pois vi que existem alguns conceitos errados postados acima:

        1º) quando projetista chega ao resultado do cálculo de armadura longitudinal de uma viga, este resultado é uma área de aço. Quem vai definir quantidade de barras e quais barras usar é o projetista baseado nos critérios de detalhamento da norma e o que ele tem à disposição. Ele deve usar uma área de aço igual ou maior do que o resultado do cálculo e isso, por si só, já implica numa área maior visto que vai ser difícil encontrar uma combinação que bata certo no resultado.

        2º) Assim, é perfeitamente possível substituir barras de um diâmetro por outras desde que a área seja equivalente ao resultado do cálculo. A equivalência deve ser feita pelas áreas e não pelo diâmetro das barras.

        3º) Simplesmente substituir os 4 ferros de 10 mm por seis de 8 mm resultaria em uma área de aço muito próxima, uma diferença de - 4 % o que não seria relevante no meu ponto de vista, poderia ser feito.

        4º) O problema é que se você substituísse as 4 barras de 10mm por 6 de 8mm você não poderia distribuir as seis barras no fundo da viga pois não haveria espaço para o agregado do concreto passar entre as barras e o concreto segregaria, ficaria uma concretagem ruim. você teria que dispor essas barras em duas camadas e aí o centro de gravidade do aço subiria e você teria que colocar mais aço, não somente as seis barras. Nesse caso ele poderia refazer os cálculos usar as barras de 8mm que você tem a disposição.

        5º) Não entendi a negativa do calculista, pois seria perfeitamente viável recalcular para aproveitar o aço que se tem a disposição.

        Isso tudo que eu escrevi acima ( não sei quais os carregamentos nem a modelagem da estrutura) foi considerando que a armadura de 4 barras de 10 mm é uma armadura de tração (no fundo da viga). Se uma parte desse aço fosse armadura auxiliar de compressão colocada no topo da viga eu substituiria sem problema.

        Mais uma consideração: a norma é extremamente conservadora. Acho que daria para usar mesmo implicando na subida do centro de gravidade mas para isso teria que conhecer a obra. Não sei os carregamentos, nem as dimensões da viga, nem a modelagem da estrututra.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural