Tipos de solo e suas particularidades


Responder Mensagem

Tipos de solo e suas particularidades

cabelobh
postou em Qui, 20 Dez 2007, 09:32
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá pessoal, bom dia.

    Me cadastrei hoje no site e queria contar com a ajuda de vocês para esclarecer várias dúvidas sobre o setor de construção civil.

    Sou da área de informática e não sei praticamente nada sobre construção.

    E como estou adquirindo um lote, chegou a hora de começar a estudar.

    Minha primeira dúvida é sobre os tipos de solo.
    De acordo com a encorporadora do loteamento, o solo predominante na região onde o meu lote está é o canga. Eles falaram que é ótimo para construção, evitando um gasto extra na hora da fundação.

    O que vocês acham?

    Se o solo for realmente ótimo para construção, evitando um gasto extra com uma fundação mais completa, seria possível usar a alvenaria estrutural e uma fundação rasa ou direta, que é mais em conta numa construção?

    Outro detalhe, a idéia é a construção de um sobrado, ok?
    Uma sala em L, cozinha, 2 banheiros, 2 quartos, 1 suíte master e uma área de churrasco.

    Espero que, com os dados fornecidos, dá pra gente ter uma noção do que vou enfrentar pela frente.

    Desde já, muito obrigado.

    Bruno.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    solo

    Eng. Luiz Alberto Faria
    postou em Qui, 20 Dez 2007, 23:17
    Visitante

      Meu caro, com relação ao tipo de solo "canga" sinseramente desconheço este tipo de denominação - quem sabe exista mas não na minha região.
      No que dis respeito à sua obra, um sobrado, há necessidade de ser procedido a realização de um estudo de solo, isto é, uma sondagem preferencialmente do tipo spt.
      Só a partir da sondagem executada será possível a determinação do tipo de fundação mais adequada para o teu caso - e isto vale via de regra.
      O pensamento muitas vezes vigorante de que para edificações pouco carregadas se torna tal estudo desnecessário perde sua razão quando constatamos, exatamente nestas edificações de menor porte, a presença maciça de patologias geradas por recalques das fundações.
      Espero ter contribuído. Caso desejares fica meu e-mail: fundestaca@fundestaca.com.br
      Very Happy

      cabelobh
      postou em Sex, 21 Dez 2007, 09:00
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Olha o artigo que achei sobre o solo denominado canga:
        Achei em um site de geologia.

        Você sabe o que é canga??? Não??? Bem, estarei reproduzindo a definição dada por Dorr II em 1959:
        "Canga pode ser definida como uma rocha porosa, porém resistente, que se forma próxima ou na própria superfície do terreno, constituída por fragmentos detríticos de rochas, comumente hematita ou itabirito, cimentados por uma matriz de limonita porosa. No Quadrilátero Ferrífero, a canga pode constituir-se de limonita quase pura. Com o decrescimo da percentagem de limonita, a canga passa a um solo laterítico ferruginoso.
        A matriz de limonita da canga provém do intemperismo sofrido por rochas altamente ferruginosas como o itabirito. A canga tem intima semelhança com a laterita-tipo, existente na Índia, contudo é mais rica em ferro e mais pobre em alumina que aquele material. Uma das condições essenciais para a sua formação, no entanto, parece ser um meio onde a chuva só caia em certas épocas do ano, porque acanga não se forma em ambientes constatemente úmidos. Outro fator essencial é que o clima seja tropical ou subtropical.
        Uma das hipóteses de origem supões que soluções com pequena quantidade de ferro carredao de rochas ferruginosas pelas águas de superfície, penetra a formação ferrífera durante a estação das chuvas. O ferro destas soluções é posteriormente depositado sobre ou rpóximo á superfície, quando a água se evapora, durante a estação seca. A migração das soluções pode ser lateral ou vertical. Mais de cem quilometros quadrados no Quadrilátero Ferrífero estão cobertos com canga, cuja espessura é, às vezes, 10 metros ou mais. A espessura média é desconhecida. mas provavelmente não é maior que um metro ou dois. As reservas totais de canga não forma calculadas (isso em 59, e agora??), mas são, da ordem de várias centenas de milhões de toneladas. O teor varia entre 45 e 65% em ferro, sendo em média 53%. As principais impurezas da canga são sílica, alumina e fósforo, este tende a concetrar-se na canga, podendo alcançar mais de 0,1%.
        A canga tem sido usada nos altos fornosa carvão vegetal, mas seu uso está decaindo (acabou??? Não sei.) Pode ser exportada em mistura com outros minérios, não sendo aconselhável seu uso principal minério de exportação, devido ao alto teor em fósforo e às rápidas variações de teor."


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais