demolição de parede


Responder Mensagem

demolição de parede

Lumawal
postou em Qui, 10 Jan 2008, 05:36
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Quero remover uma parede do meu apartamento que é térreo, para aumentar o tamanho de uma sala. Tem dois andares em cima do meu. A largura da parede é 2,6 m sendo que há uma abertura de porta de 70 cm. Como deve haver uma parede no andar de cima sobre a viga existente sobre a parede que quero retirar, tenho medo de estar enfraquecendo a estrutura. Ou seja temo que a viga após perder o apoio da parede que vou retirar fique sobrecarregada com o peso da parede do andar de cima. Estou disposto a pagar um engenheiro civil pela análise técnica e autorização da obra, desde que se responsabilize pela autorização, é claro. Quem estiver interessado me contate pelo (21) 33937732
    Moro no Rio de Janeiro e tenho urgência da solução do problema.
    Obrigado pela atenção.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    demolição de parede

    IsaacdeCristo
    postou em Sáb, 05 Dez 2009, 12:29
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Cara Lumawal,

      A viga sobre a parede que você deseja retirar, teoricamente não se apoia sobre ela mas sim sobre os pilares em suas extremidades. Todavia contate de preferência o mesmo estruturalista para acompanhar os serviços e se responsabilizar tecnicamente. Se não souber como encontrá-lo, a maneira mais fácil é através da construtora que executou a obra.


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 16:49, num total de 2 vezes

      Paulo José Barreto
      postou em Ter, 08 Dez 2009, 14:13
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

        Caro Lumawal
        Normalmente ( salvo no caso de alvenaria estrutural) as paredes possuem apenas a finalidade de fechamento, não suportando as cargas dos andares subsequentes. Numa 1ªanálise, não haveria nenhum problema em retirar a parede. Mas de qualquer maneira, procrure ajuda de um Engenheiro de Estruturas
        Boa sorte!!!!

        Paredes não estruturais são "vedação"

        IsaacdeCristo
        postou em Qua, 09 Dez 2009, 10:24
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Bem lembrado pelo companheiro Paulo José: as paredes não sendo estrurais tem a função apenas de vedação.


          Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 16:49, num total de 1 vez

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          CARCAMANO
          postou em Sex, 18 Fev 2011, 10:13
          Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

            Primeiramente deverá ser observado o sistema estrutural adotado. Estrutura independente ou alvenaria portante. No primeiro caso, o sistema adota um esqueleto estrutural, normalmente em concreto. Nesse caso as paredes são apenas para o fechamento ou vedação, aí pode por ela abaixo. No segundo caso fica bem mais dificil. Mas para verificar isso é bom ver com um profissional da área...arquiteto ou engenheiro.

            Paulo R Caravellas da Cal
            postou em Dom, 20 Fev 2011, 11:52
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

              Normalmente o Condomínio dispoe da planta arquitetonica, através dela voce pode procurar o Eng/Arq responsável técnico e solicitar informações sobre o projeto Estrutural do Condomínio.

              Se esta parede for em alvenaria(tijolos ceramicos), certamente não faz parte da estrutura , apenas é de vedação e não haverá problemas estruturais se for eliminada.

              Se for ou incluir um pilar de concreto, certamente não deve ser eliminada.

              Voce terá que quebrar uma linha ao longo da parede para verificar se existe algum pilar embutido.


              [],ccal

              _________________
              Eng. Caravellas da Cal


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural