Engenharia Civil "faz o que na verdade"


Responder Mensagem

Engenharia Civil "faz o que na verdade"

matheus frizzo
postou em Sex, 15 Fev 2008, 15:36
Visitante

    Opa amigos eu to no 3 ano do ensino medio.. ano que vem vou fazer faculdade e quero faze faculdade de Engenharia Civil! mais nao sei muito bem o que faz um engenheiro civil não sei bem certo no que trabalha tmbm?
    se vcs puderem me dar umas dicas ....
    por favor nao me desanimem...


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Engenharia Civil

    Rafael Gualter
    postou em Sáb, 16 Fev 2008, 07:03
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 11

      Caro Mateus ..
      Muita gente pensa que engenharia civil serve somente para fazer casinhas e predios.
      Mas nao; a Eng. Civil tem um leque muito grande de ramos para serem exercidos, tanto em construção civil (calculos estruturais (casas, prédios.. etc), como tbm distribuição de saneamento, barragens de hidrelétricas, tuneis, estradas ... iixii .. por ai vai.
      Mas é o seguinte .. pelo menos na faculdade que faço, os dois primeiros anos você nao verá nada de engenharia Civil. Somente materias específicas de engenharia (ou seja, nao importa o curso... chamando engenharia você terá essas materias que são cálculo, fisica, quimica, etc).
      Mas é gostoso .. muito bom o curso.

      Re: Engenharia Civil

      matheusfrizzo
      postou em Sáb, 16 Fev 2008, 13:24
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Vlw Rafael é eu vo faze Engenharia Civil pois gosto de Matemática e Fisisca certas vezes é chata mais gosto muitoo... e a forma de trabalho é bao nao precisa "ficar preso em um certo lugar" como farmacia fica atras de um balcao...
        vlw se puder me da mais dicas?

        E Arquitetura e Urbanismo é bom ou não ?

        projetoestruturas
        postou em Dom, 17 Fev 2008, 13:58
        Visitante

          matheus,

          Arquitetura eh mais artistico. você vai projetar o ambiente construido.
          Ja o engenheiro tem a funcao de viabiliza-lo.
          Tambem eh uma bela profissao e esta em ascensao, a arquitetura.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Visitante
          postou em Seg, 18 Fev 2008, 07:27

            Engenharia Civil então "faz a casa" e a Arquitetura e Urbanismo "faz o Ambiente da casa" ?


            Engenharia Civil é muito cansativo a faculdade ? por exemplo a matéria é chata etc...

            Vlw por tudo pessoal

            Pietra
            postou em Seg, 18 Fev 2008, 14:04
            Usuário Nível 4 | Mensagens: 160

              Anonymous escreveu:Engenharia Civil então "faz a casa" e a Arquitetura e Urbanismo "faz o Ambiente da casa" ?


              O engenheiro também pode fazer o projeto arquitetônico da casa e depois construir a casa. Assim como o arquiteto também pode fazer ambos.

              A diferença é que o projeto do arquiteto tem muito mais criatividade, sabe aproveitar melhor os recursos naturais como luz, circulação de ar, etc, otimizando o conforto do ambiente, mobilidade interna, etc.

              A questão de ambientação é só com o arquiteto mesmo.

              Anonymous escreveu:Engenharia Civil é muito cansativo a faculdade ? por exemplo a matéria é chata etc...


              Depende da pessoa. Eu não achei pois adoro matemática e física.
              No início basicamente você vai ver matérias como cálculo diferencial e integral, vetorial, algebra, fisica, um pouco de química, matérias de desenho, computação, etc. A partir do 3º semestre (depende da faculdade) você começa a entrar na parte de engenharia, que é onde começa o curso de fato.

              O curso de arquitetura é mais focado na parte artística, conforto, aproveitamento de espaço, etc. No início tem-se uma noção de cálculo, física, não tão forte como na engenharia. As matérias de concreto armado, aço, etc, são mais focadas no pré-dimensionamento, o mesmo acontece com as matérias de instalações prediais. O curso também tem muita teoria, muuiiiito projeto, o uso do computador nas aulas é intenso.

              Apesar das duas profissões trabalharem lado-à-lado em certas áreas, os cursos são muito diferentes. Por isso me formei nas duas! Wink

              matheusfrizzo
              postou em Seg, 25 Fev 2008, 17:13
              Usuário Novato | Mensagens: 2

                Pois é entao vou ver! to querendo muito fazer Engenharia Civil
                vlw por tudo pessoal

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                John Holmes
                postou em Qua, 19 Mar 2008, 10:01
                Visitante

                  Pietra escreveu:
                  O engenheiro também pode fazer o projeto arquitetônico da casa e depois construir a casa. Assim como o arquiteto também pode fazer ambos.


                  Da onde você tirou isso??? POR FAVOR, coloque na cabeça que ambas as profissões só podem ser exercidas por seus respectivos profissionais.

                  NUNCA deixe um arquiteto fazer um projeto estrutural e, muito menos, executar a obra. ISSO É TRABALHO DE ENGENHEIRO!

                  Arquiteto faz projeto arquitetônico e PONTO e nós, engenheiros, também NÃO temos formação para tal trabalho!!!

                  Fabio Torres
                  postou em Qua, 19 Mar 2008, 16:01
                  Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

                    John Holmes escreveu:
                    Pietra escreveu:
                    O engenheiro também pode fazer o projeto arquitetônico da casa e depois construir a casa. Assim como o arquiteto também pode fazer ambos.


                    Da onde você tirou isso??? POR FAVOR, coloque na cabeça que ambas as profissões só podem ser exercidas por seus respectivos profissionais.

                    NUNCA deixe um arquiteto fazer um projeto estrutural e, muito menos, executar a obra. ISSO É TRABALHO DE ENGENHEIRO!

                    Arquiteto faz projeto arquitetônico e PONTO e nós, engenheiros, também NÃO temos formação para tal trabalho!!!


                    Engenheiro pode fazer projeto arquitetônico;
                    Arquiteto também pode executar obras;

                    Lupércio
                    postou em Qui, 27 Mar 2008, 09:48
                    Visitante

                      Fabio Torres escreveu:
                      Engenheiro pode fazer projeto arquitetônico;
                      Arquiteto também pode executar obras;


                      Creio que você não entendeu o que o cara de cima disse. Há uma diferença entre poder fazer e fazer o que é certo e mais confiável.

                      O Engenheiro não fará, mesmo que queira, o trabalho de um Arquiteto como um arquiteto, do mesmo jeito que o arquiteto não fará como um engenheiro o trabalho de um engenheiro.
                      Pelas normas do CREA, isto pode acontecer, uma vez que não envolva monumentos de arte ou edifícios tombados.

                      Um engenheiro fazer arquitetura é o mesmo que um pedreiro fazer cálculo estrutural. Poder pode (mesmo que na ilegalidade), mas fazer como tal, isto é dificil.

                      Em 5 anos de curso o arquiteto passa 4 anos estudando matérias de projeto, da teoria a concepção da forma, avaliando todos os pontos desde os efeitos da volumetria, passando pelo tons das luzes sobre a monumentalidade, sem contar com as outras literaturas complementares. O que lhes dão a competência em fazer arquitetura e projeto arquitetônico.

                      Mas falar para um Arquiteto acompanhar uma obra, é sacanagem. Eles não fazem matérias (ou não estudam tão afundo) topografia, tecnologia dos materiais, materiais de construção, concreto armado, fundações, etc etc etc... Eles não teriam conhecimento nem para dosar um concreto corretamente. E agora eu pergunto: Como eles podem estar aptos a acompanhar uma obra?


                      Responder Mensagem


                      Construção civil, discussões gerais