Engenharia Civil "faz o que na verdade"


Responder Mensagem

Re: Engenharia Civil

anisio69
postou em Qua, 02 Abr 2008, 14:28
Usuário Nível 1 | Mensagens: 9

    ##### que pariu!que confusão explique ao rapaz:
    arquiteto=projetar o ambiente,usar seu espaço da melhor maneira.
    engenheiro=calcular ferragens,usar conhecimentos fisicos para medir esforços e traçao de lajes.
    e por ai vai


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Richard
    postou em Sáb, 10 Mai 2008, 08:03
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 49

      Um engenheiro fazer arquitetura é o mesmo que um pedreiro fazer cálculo estrutural????

      Rafael_epc
      postou em Sáb, 10 Mai 2008, 13:51
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

        Sou engenheiro civil pelo CEFET-PR.

        Então, são várias as atribuições do Engenheiro Civil perante a sociedade e pelo CREA.

        Segundo a Resolução nº 288 de 29/06/1973:


        Art. 1º - Para efeito de fiscalização do exercício profissional correspondente às diferentes modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nível superior e em nível médio, ficam designadas as seguintes atividades:



        Atividade 01 - Supervisão, coordenação e orientação técnica;



        Atividade 02 - Estudo, planejamento, projeto e especificação;



        Atividade 03 - Estudo de viabilidade técnico-econômica;



        Atividade 04 - Assistência, assessoria e consultoria;



        Atividade 05 - Direção de obra e serviço técnico;



        Atividade 06 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;



        Atividade 07 - Desempenho de cargo e função técnica;



        Atividade 08 - Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação



        técnica; extensão;



        Atividade 09 - Elaboração de orçamento;



        Atividade 10 - Padronização, mensuração e controle de qualidade;



        Atividade 11 - Execução de obra e serviço técnico;



        Atividade 12 - Fiscalização de obra e serviço técnico;



        Atividade 13 - Produção técnica e especializada;



        Atividade 14 - Condução de trabalho técnico;



        Atividade 15 - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo



        ou manutenção;



        Atividade 16 - Execução de instalação, montagem e reparo;



        Atividade 17 - Operação e manutenção de equipamento e instalação;



        Atividade 18 - Execução de desenho técnico.





        Os serviços que os engenheiros civis realizam: construçao de barragens, pontes, túneis, edifícios, obras industriais, bem como o sistema de planejamento de drenagem urbana, esgoto, águas pluviais, irrigação, cálculo de estruturas de concreto armado, cálculo de estruturas de aço, cálculo de estruturas de madeira, pesquisa de novas tecnologias, gestão de pessoas, planejamento, fiscalização...

        Re: Engenharia Civil "faz o que na verdade"

        Sariita
        postou em Dom, 15 Jun 2008, 22:46
        Usuário Novato | Mensagens: 1

          matheus frizzo escreveu:Opa amigos eu to no 3 ano do ensino medio.. ano que vem vou fazer faculdade e quero faze faculdade de Engenharia Civil! mais nao sei muito bem o que faz um engenheiro civil não sei bem certo no que trabalha tmbm?
          se vcs puderem me dar umas dicas ....
          por favor nao me desanimem...


          Engenharia Civil é muito booom!
          =D pretendo fazer tbm ! maais estou no 1° ano do
          ensinoo médio! muiitoo tempo !! né!
          A só seei que estava conversando com um amigo meu que faz Engenharia
          e ele falo que
          e o trabalho de um engenheiro requer muita
          atenção,sensibilidade e possibilidades de construção e elaboração.
          Va em frente.
          e Boa Sorte! Wink

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Jéssica
          postou em Seg, 18 Jan 2010, 09:15
          Usuário Novato | Mensagens: 2

            Fiz o enem em 2009, to esperando o resultado pra ver se entro no curso de engenharia civil. decidi agora no último momento, ia fazer ciências contábeis vê se pode...
            foi em cima da hora, mas quanto mais pesquiso mais me necanto com o curso. Alguma dica pra alguèm que vai entrar de cabeça nessa?

            UFF
            postou em Seg, 18 Jan 2010, 10:58
            Usuário Novato | Mensagens: 2

              Jéssica,

              a dica que lhe dou é entrar MESMO de cabeça nessa...

              Estou cursando Engenharia Civil a 2 anos, e é muito bom.Vá em frente e faça o curso sim, pois vale a pena.

              Engenharia Civil "faz o que na verdade"

              IsaacdeCristo
              postou em Seg, 18 Jan 2010, 18:40
              Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                Lupércio escreveu:

                ...

                Mas falar para um Arquiteto acompanhar uma obra, é sacanagem. Eles não fazem matérias (ou não estudam tão afundo) topografia, tecnologia dos materiais, materiais de construção, concreto armado, fundações, etc etc etc... Eles não teriam conhecimento nem para dosar um concreto corretamente. E agora eu pergunto: Como eles podem estar aptos a acompanhar uma obra?


                Venhamos e convenhamos, quanto exagero... acredito que você deva rever seu conceito em relação às disciplinas estudadas numa Faculdade de Arquitetura. A este propósito, aqui na UfBa - Universidade Federal da Bahia, todas estas disciplinas que você citou eu fiz na Politécnica juntamente com os alunos de engenharia, e acreditem, vi muito alunos de engenharia tomarem "pau"...


                Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Ter, 06 Dez 2011, 14:35, num total de 3 vezes
                _________________
                Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Jéssica
                postou em Ter, 19 Jan 2010, 08:14
                Usuário Novato | Mensagens: 2

                  Valeu UFF, é o que vou fazer mesmo!

                  Minha cabeça já está cheia de projetos para o futuro. Acho que este curso só pode ajudar mesmo.
                  Mas uma coisa me preocupa, o desenho não é o meu forte, isso vai me prejudicar muito ou desenhar é mais para arquitetura?

                  Re: Engenharia Civil "faz o que na verdade"

                  PSTF
                  postou em Ter, 19 Jan 2010, 13:32
                  Usuário Novato | Mensagens: 1

                    matheus frizzo escreveu:Opa amigos eu to no 3 ano do ensino medio.. ano que vem vou fazer faculdade e quero faze faculdade de Engenharia Civil! mais nao sei muito bem o que faz um engenheiro civil não sei bem certo no que trabalha tmbm?
                    se vcs puderem me dar umas dicas ....
                    por favor nao me desanimem...

                    Oi Matheus!
                    Ser engenheiro é muito mais que formação, é vocação, se você quer cursar Engenharia Civil é porque algo ou alguém te direciona a este caminho, caminho este que não é fácil, exigirá de ti dedicação e muito estudo, perspicácia e discernimento, habilidade em cálculos e mergulhar no mundo fascinante das leis da física, química e biologia.
                    Um Engenheiro é um eterno estudioso e pesquisador.
                    Nós transformamos sonhos em realidade, seja de uma casinha popular a uma grande torre comercial, contribuimos com nossos estudos e pesquisas para a saúde da população mediante obras de saneamento, trabalhamos muito, estudamos muito, nosso Universo é muito amplo.
                    Estou a tua disposição.

                    Grande Abraço.

                    _________________
                    Engenheiro Civil formado pela Unisinos, atuando há 20 anos em campo, atualmente voltado para obras públicas.
                    Cheguei para somar, jamais dividir.

                    UFF
                    postou em Ter, 19 Jan 2010, 14:18
                    Usuário Novato | Mensagens: 2

                      Jéssica escreveu:Valeu UFF, é o que vou fazer mesmo!

                      Minha cabeça já está cheia de projetos para o futuro. Acho que este curso só pode ajudar mesmo.
                      Mas uma coisa me preocupa, o desenho não é o meu forte, isso vai me prejudicar muito ou desenhar é mais para arquitetura?


                      Bom Jéssica, te confesso que desenhar também não é meu forte...heheh.

                      Não sei como são as outras universidades pelo Brasil, mas pelo menos aqui no RJ, como exemplo a UFF, existem cadeias de desenho feitos a mão. Mas é claro que isso faz parte do curso, mas não se preocupe que não é nenhum bicho de sete cabeças não...hehe.

                      Além do mais, desenhos feitos a mão são ultrapassados, estas cadeias são boas pra te dar noção espacial e te introduzir a alguns conceitos básicos da engenharia civil.

                      Fique despreocupada, a existencia do autocad e outros softwares de desenho são mais importantes que a nossa capacidade de desenhar a mão...heheh.


                      Responder Mensagem


                      Construção civil, discussões gerais