Amigos,
Vi as mensagens anteriores e julguei o teor de algumas lamnetável.
Eu, sendo engenheiro civil, formei-me, antes, técnico em edificações, onde aprendi o cálculo estrutural melhor do que na faculdade, inclusive. Cursei o CEFET-PR, atual UTFPR, no técnico, e Universidade Federal do Paraná-UFPR, na engenharia.
É bem verdade que não se vê no técnico a estrutura de forma mais aprofundada, como na engenharia, mas no dia-a-dia o técnico leva vantagens sobre engenheiros recém-formados, bitolados em cálculos de vigas Gerber, pórticos, cargas móveis, pontes, mas que não sabem calcular uma viga de uma casa térrea. Daí porque não menosprezar ninguém e fazer piadinhas que não cabem àqueles que já atingiram grau de instrução superior.
E para quem diz que o técnico não pode atuar na área de estruturas, recomendo se informar um pouco mais a respeito da profissão de técnico, já exercida por mim no passado, com muito orgulho, antes de me tornar engenheiro civil.
Ao rapaz que iniciou este fórum, meu apoio! Vá em frente e não dê ouvidos a quem pensa ser o que não é e fazer o que não pode.
Nada há que com estudo não se consiga, nobre amigo!
Sucesso na profissão e abraço a todos!