O que estudar para se aperfeiçoar em calculo estrutural ? ?


Responder Mensagem

Richard
postou em Sex, 09 Mai 2008, 17:33
Usuário Nível 1 | Mensagens: 49

    Analisar viga, estudar calculo e depois Resmat???
    NBR6118 norma para dimensionamento de estruturas ???


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    gustavolau
    postou em Ter, 03 Jun 2008, 11:42
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Halechandre,
      Tambem estou interessado nessa área e realmente o livro concreto armado eu te amo foi muito útil.

      Quanto à discussao de quem sabe calcular melhor acho que existem bons calculistas técnicos e bons calculistas engenheiros assim como péssimos tecnicos e engenheiros. Certamente o curso infleuncia bastante, mas o determinante é o aluno.

      Abç

      Denis Dalton
      postou em Sáb, 02 Ago 2008, 23:34
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        [quote="Rafael_epc"]Halexandre

        Se você deseja se aperfeiçoar na área de cálculo estrutural, sugiro que você siga o caminho que vou lhe recomendar. Sou engenheiro civil pelo CEFET-PR (atual UTFPR).

        Primeiro, procure estudar toda a parte de análise de vigas, ministrada em livros como "Mecânica Vetorial para Engenheiros". Se houver muita dificuldade em interpretar alguns dados, sugiro que você pegue um livro de Cálculo diferencial e Integral para sanar algumas dúvidas.

        Após ter um conhecimento solidificado de análise de vigas, estude o livro de "Resistência dos Materiais", da mesma autoria do livro anteriormente citado.

        Depois, começe a ler a NBR 6118/2004, atual norma brasileira para dimensionamento de estruturas.

        A Universidade Federal do Paraná apresenta uma apostila para cálculo estrutural, do Professor Marino, no site do cesec:

        solar.cesec.ufpr.br/concretoarmado

        Caso tenha problemas, procure via google, e procure por "Concreto Armado da UFPR". Ali há exemplos bastante práticos de como projetar estruturas de concreto armado.

        Tenha uma boa sorte!

        Abraços![/quote]

        Como o Brasil pais em expansão precisa de técnicos animados a aprender, e de engenheiros dispostos a ensinar como os acima citados, cada um em seus ramos e limites de atuação.

        Abraços e sorte.

        robmag
        postou em Qua, 26 Nov 2008, 19:31
        Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

          Para tudo existe uma solução. O importante é voce fazer o que gosta.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          erickrmx
          postou em Qua, 15 Abr 2009, 19:45
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            Olá.Acabei de ser aprovado para o curso técnico de edificações do CEFET-RJ e fico feliz de saber que existe um forum como esse para esclarecer dúvidas aos iniciantes. Estou muito empolgado com o que esta por vir e um pouco receioso por nao saber do que se trata. Mas como disse estou disposto a me dedicar e ser o melhor da turma e gostaria de saber o que fazer a partir de agora para ja ir me preparando para o iinicio das aulas.
            Muito obrigado e desculpe a falta de modéstia mas é o que eu quero.Abraços.

            robmag
            postou em Ter, 21 Abr 2009, 13:39
            Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

              Caro Halechandre

              Para se aperfeiçoar em cálculos estruturais faça cursos de ELEMENTOS FINITOS, pois é a tendência futura que mais atende as exigências e necessidades atuais.

              _________________
              Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
              Programador LISP para AutoCAD
              www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
              robertomagnani@uol.com.br

              flaviorgarcia
              postou em Dom, 07 Jun 2009, 23:37
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

                Caro Halechandre, boa noite.

                Inicialmente gostaria de avisá-lo que durante sua carreira (até que se forme enhenheiro), esse tipo de comportamento de muitos colegas aqui presentes será constante, portanto não se preocupe com isso e estude muito, se aprimore a cada dia e procure alternativas para aumentar o seu saber, como você está fazendo hoje.Com certeza a esmagadora maioria dos colegas não faz a menor idéia de como se elabora um diagrama de corpo livre e passaram noites em claro elaborando "colas" para conseguir uma nota 5,0 em Resistência dos Materiais.

                Agora, em resposta à sua pergunta, você pode começar com a série "Passo a Passo no Canteiro de Obras", que inclui todas as etapas de uma obra, do planejamento, passando pelos projetos (Inclusive estruturais) até sua execução. É uma série onde encontramos vários mestres em engenharia civil do Brasil e tem o apoio da Caixa Econômica Federal.

                É importante também, na fase que você se encontra de estudos, conseguir um bom estágio. Dê prefência para estágios mistos, que você possa participar de desenvolvimento em escritório mas nunca dispensando a possibilidade de atuar em canteiro.

                Boa sorte e muito sucesso.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                O que estudar para se aperfeiçoar em calculo estrutural ? ?

                IsaacdeCristo
                postou em Qui, 11 Jun 2009, 16:47
                Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                  flaviorgarcia escreveu:Caro Halechandre, boa noite.

                  Inicialmente gostaria de avisá-lo que durante sua carreira (até que se forme enhenheiro), esse tipo de comportamento de muitos colegas aqui presentes será constante, portanto não se preocupe com isso e estude muito, se aprimore a cada dia e procure alternativas para aumentar o seu saber, como você está fazendo hoje.Com certeza a esmagadora maioria dos colegas não faz a menor idéia de como se elabora um diagrama de corpo livre e passaram noites em claro elaborando "colas" para conseguir uma nota 5,0 em Resistência dos Materiais.

                  Agora, em resposta à sua pergunta, você pode começar com a série "Passo a Passo no Canteiro de Obras", que inclui todas as etapas de uma obra, do planejamento, passando pelos projetos (Inclusive estruturais) até sua execução. É uma série onde encontramos vários mestres em engenharia civil do Brasil e tem o apoio da Caixa Econômica Federal.

                  É importante também, na fase que você se encontra de estudos, conseguir um bom estágio. Dê prefência para estágios mistos, que você possa participar de desenvolvimento em escritório mas nunca dispensando a possibilidade de atuar em canteiro.

                  Boa sorte e muito sucesso.


                  Caro amigo Flávio,

                  Parabéns pela sua colocação, doa a que doer, é uma verdade que muitos aqui estavam precisando "escutar".


                  Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 26 Ago 2011, 17:03, num total de 3 vezes
                  _________________
                  Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                  Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                  Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  Cálculo Estrutural

                  ivancruzrj
                  postou em Seg, 27 Jul 2009, 15:54
                  Usuário Novato | Mensagens: 1

                    Puxa meus amigos, acho que o assunto foi para um outro caminho. A disputa conceitual entre o técnico e o graduado num curso superior. Sinceramente, trabalho ao lado de um projetista que é muito fera.Ele é técnico. E ao mesmo tempo, do outro lado tem um Engenheiro Calculista fera tb. Estou no meio,e vejo muitas diferenças, mas que se complementam. Um tem enorme experiência prática. O outro tem enorme experiência no Cálculo. E ambos se complementam.Isso que é o maravilhoso. O técnico poderia projetar estruturas, como o Engenheiro também. Mas o resultado do conjunto é o melhor possível, pois podem-se aparar arestas e discussões contrutivas resultarão num projeto mais prático, executável (em campo) e principalmente mais econômico. Espero ter ajudado.

                    Sergio Mauricio de Moraes
                    postou em Sáb, 08 Ago 2009, 21:49
                    Usuário Novato | Mensagens: 1

                      Ola!Boa noite! Eu sou Encarregado de uma construtora e estou estudando ,ou melhor fazendo um curso de mestre de obras no senai-SP eu queria saber como que eu Faço para me aperfeiçoar em calculo estrutural?


                      Responder Mensagem


                      Cálculo Estrutural