O que estudar para se aperfeiçoar em calculo estrutural ? ?


Responder Mensagem

O que estudar para se aperfeiçoar em calculo estrutural ? ?

Halechandre
postou em Qua, 20 Fev 2008, 00:29
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá, bom dia atualmente estou estudando Curso Técnico em Edificações e estou no segundo ano gostei muito das materias de Orçamento e Calculo estrutural, só que nas aulas e um poko mais que o basico o que você's me recomendam para que eu possa me aefeiçoar em calculos . . . e posteriormente em orçamentos . . .
    Muito obrigado a todos.

    Alexandre


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Rafael Gualter
    postou em Qua, 20 Fev 2008, 11:02
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 11

      Recomendo fazer Engenharia ...
      Vamos seguir as hierarquias ... Cálculos estruturais = Funçao do Engenheiro.
      Porém nada impede de você procurar em livros.

      ok? ..

      Nando
      postou em Qui, 21 Fev 2008, 10:07
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 135

        Do que vai adiantar você se aperfeiçoar em calculo estrutural se não poderá trabalhar com isso? Faça o curso de engenharia civil.
        Agora... se o seu interesse é só aprender mesmo, procure o livro "Concreto Armado Eu Te Amo". Ele começa com uns conceitos bem básicos, ideal para iniciantes.

        Nereu
        postou em Sex, 22 Fev 2008, 15:22
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

          Nando escreveu:Do que vai adiantar você se aperfeiçoar em calculo estrutural se não poderá trabalhar com isso? Faça o curso de engenharia civil.
          Agora... se o seu interesse é só aprender mesmo, procure o livro "Concreto Armado Eu Te Amo". Ele começa com uns conceitos bem básicos, ideal para iniciantes.


          O "Concreto Armado Eu Te Amo" vol. 1, é um livro interessante para iniciantes, tem uma linguagem totalmente descomplicada. Ele começa do básico mesmo. Conceitos de peso específico, cargas acidentais, lineares, momento fletor, linha neutra, etc.
          Posteriormente é feito um cálculo capítulo-à-capítulo de um edifício de 4 pavimentos.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Material

          marciosilvestre
          postou em Dom, 24 Fev 2008, 13:14
          Colaborador Nível 3 | Mensagens: 705

            Este material é muito bom , 4 volumes

            Obra: Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado
            autor : Prof Doutor José Milton de Araújo
            Editora : Dunas


            Marcio Silvestre

            Resposta para quem gosta de cálculo estrutural

            Visitante
            postou em Dom, 02 Mar 2008, 20:07
            Visitante

              Gostaria de lembrar a todos os participantes do fórum, que, por sinal, por influência da concorrência no mercado das construções, se acham no direito de menosprezar um Técnico. A hierararquia como vocês chamam não impede que técnicos não possam fazer cálculos estruturais. A restrinção maior vem do currículo profissional. Por ser um curso de pouca duração, não dar tempo para que se aprofunde em cálculos de estruturas. Apesar que, se dar inicio a esta disciplina no curso técnico, quando se estuda estática. Tenho amigos técnicos que fazem cálculos estruturais trabalhando em firmas de construção, sendo supervisionados, é cloaro, por engenheiros calculistas. Também conheço muito engenheiro que não sabe nem calcular uma sapata flexível.
              É interessante ver o antagonismo quando rescentemente publicaram no fórum enquete perguntando se alguém gostava de cáculo de estruturas e quase ninguém disse que sim, que gostava. Mas os futuros engenheiros reclamam a iniciativa saldável em querer aprender um pouco mais.
              Devo relembrá-los que a engenharia no Brasil não anda muito bem em termos de qualidade nas execuções de projetos e que nossos grandes calculistas estão se aposentando da profissão, e naõ vai dar mais prá salvar a "pele" de muito engenheiro barato que rem por aì. Um abraço.

              josé augusto mariani dos
              postou em Ter, 04 Mar 2008, 10:44
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                De fato existem técnicos que fazem cálculo estrutural, sem dúvida. Mas com certeza não aprenderam no curso técnico, mas são autodidatas e têm anos de experiência no ramo. Para um técnico é mais interessante e rentável se dedicar a desenhar com qualidade.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Cálculo estrutural e Orçamentos

                gabardo
                postou em Sáb, 08 Mar 2008, 10:38
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

                  Pra você que está iniciando, uma boa opção é conseguir trabalhar como estagiário em escritórios de cálculo estrutural e Orçamentos, porque você até o momento não corre risco de concorrer com êles. Posteriormente faça um bom curso de Engenharia Civil.
                  No que tange ao cálculo de estrutura, é um circulo muito fechado. Na minha época de estudante você ouvia a falar muito até de professores, porque lhe ensinar, se você vai ser meu concorrete no futuro. Na minha
                  opinião quem tem competência não tem receio de ensinar. Fiz bons estágios na área de estrutura de torres metálicas e lá não se escondia nada, ensinavam. Talves porque os engenheiros eram do ITA.

                  Um abraço

                  gabardo
                  postou em Sáb, 08 Mar 2008, 10:47
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

                    WilsonYama, vá fazer uma visita nos escritórios de cálculo estrutural. Na maioria deles tem muito leigo, trabalhando ali, é obvio com a orientação do engenheiro responsável.

                    Francisco Cerqueira
                    postou em Sáb, 08 Mar 2008, 21:24
                    Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                      Halechandre

                      Orçamento e Cálculo Estrutural são áreas que costumam provocar dores de cabeça, se você gostou das duas no curso técnico já é um bom começo.
                      Sugiro que faça um curso de Engenharia Civil e procure estudar muito, principalmente a área de estruturas (esta é complicada até mesmo na graduação).
                      Ao final do curso de graduação você já terá uma boa visão sobre o contexto de sua dúvida atual, se mesmo assim ainda gostar das áreas escolha uma, faça uma pós e ganhe o mundo.

                      Abraço.


                      Responder Mensagem


                      Cálculo Estrutural