Dimensionamento de telhado


Responder Mensagem

Dimensionamento de telhado

magnun
postou em Seg, 24 Mar 2014, 18:44
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde a todos, acompanho o fórum a algum tempo e um ponto interessante é que a maioria das duvidas ao qual consulto o Google, retornam resultados postados neste fórum, portanto resolvi me cadastrar.

    Sou estudante de engenharia do 3 período, e estou com uma duvida que exemplificarei com minha própria garagem:

    Tenho uma garagem de 2,4 ( frente ) x 5 ( comprimento ) e resolvi eliminar o comodo lateral para aumentar a área útil da garagem ( nota, no total é um telhado de uma água com 10 metros de largura x 5 de comprimento onde tinha dois cômodos e a lateral era uma garagem). Demoli as paredes e mantive os pilares dos cantos. Mantive também o único pilar que tinha no vão ( junção das paredes existente ). Agora gostaria de eliminar este pilar para ficar com um vão livre de 5 mts. Eu já possuo uma solução apresentada por um profissional, porém como pretendo ser engenheiro rsrs, resolvi procurar informações sobre outras soluções possíveis. Enfim vamos as variáveis: Área da garagem 5 x 5. Considerando a inclinação atual, a área do telhado é 5 x 5,5 aproximadamente. Com telhas cerâmicas do tipo francesa.

    Minha ideia é retirar todo o telhado e montar um novo telhado. Na parte do fundo, não faria nenhuma alteração, visto que o oitão já é configurado corretamente.

    Na parte frontal, preciso descobrir qual especificação de viga devo utilizar para vencer este vão e suportar o peso do telhado. Que é de telha duplan e estrutura de madeira. ( calculei algo em torno de 2.000 kg considerando peso do telhado e telhas somente ). ( Já me indicaram uma viga I de 40x 10 cm )

    Uma segunda duvida é se posso utilizar apenas vigotas de 12 x 6 apoiadas no oitão e em cima desta viga sem a necessidade de tesouras, meia tesoura, ou algo do gênero.

    att,


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Qui, 27 Mar 2014, 14:45
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      Magnum: para melhor esclarecimento, poste um croqui da situação.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural