- Rafael_epc
- postou em Seg, 12 Mai 2008, 08:20
- Usuário Nível 2 | Mensagens: 51
Caro Richard
Existem vários tipos de programas que geram as armaduras de concreto armado.
No entanto, os mais conhecidos são o CYPECAD e o TQS.
Atualmente eu manuseio o TQS. Todavia, eles são comercializados em pacotes. Há certas restrições para se utilizar o softwade, dependendo do que o engenheiro deseja utilizar. Para obras de pequeno porte, por exemplo, não há a necessidade de um engenheiro comprar um software mais sofisticado.
Claro, o software não vai gerar somente os desenhos e pronto. Falta a análise estrutural do engenheiro para verificar se os desenhos estão coerentes.
Agora, o raciocínio do cálculo estrutural deve estar favorável à estabilidade da estrutura. O engenheiro, ao lado do cliente, devem buscar a melhor opção para obter o melhor custo x benefício.
Podem haver casos que o empreendimento é extremamente caro e, portanto, acaba sendo inviabilizado.
Obras industriais, por exemplo, são de extrema complexidade que acabam sendo inviabilizadas, seja pela segurança do futuro usuário como pela falta de verba.
Sendo assim, o cálculo estrutural pode gerar vários projetos. A NBR 6118/03, que é a norma de Estruturas de Concreto Armado e Protendido, busca a estabilidade das estruturas de modo a garantir a segurança do usuário.
Já trabalhei com projetos em que o projetista foi mais ousado: A NBR 6118/03 define que as dimensões mínimas de um pilar devem ser de 19 x 19 cm. Todavia, o projetista me apresentou pilares de 12 x 9 cm.
Assim, o projeto estrutural pode sofrer inúmeras modificações em conjunto com o engenheiro gerenciador da edificação e com o engenheiro estrutural.
Se você desejar conhecer um pouco mais das complexidades do cálculo estrutural, sugiro uma rápida leitura nos seguintes livros:
"Mecânica Vetorial para Engenheiros"
"Resistência dos Materiais" - BEER, Ferdinand P; JOHNSTON JR, E. Russell
"Estruturas Metálicas" - Antônio Carlos da Fonseca Bragrança Pinheiro
"Concreto Armado - Eu Te Amo"
"Mecânica dos Sólidos" - TIMOCHENKO & GERE
"Curso de Análise Estrutural" - José Carlos Sussekind (Esse é o livro base da Engenharia Civil. Se não me falha a memória, existem vários volumes, tratando de estruturas civis como vigas, pórticos, vigas gerber, análise de cargas móveis em estrutura [pontes], arcos,...)
NBR 6118/03
NBR 8800 - Projeto e execução de Estruturas de Aço em Edifícios
NBR 7190/97 - Projeto e execução de Estruturas de Madeiras
Em síntese, o cálculo estrutural serve como apoio para dimensionamento das estruturas. Dadas as deformações de uma estrutura, as normas para dimensionamento, através de ensaios em laboratório, geraram equações para dimensionar a estrutura. Compete ao Engenheiro Civil:
* Otimizar os custos de materiais e mão-de-obra;
* Garantir a estabilidade e segurança da estruturas, podendo responder juridicamente ou civilmente perante a lei;
* Fiscalizar e supervisionar;
* Demais atribuições conforme RESOLUÇÃO Nº 288, DE 07 DEZ 1983
Atenciosamente
Rafael