Por favor. De deem uma mão com relação a minha laje.


Responder Mensagem

Por favor. De deem uma mão com relação a minha laje.

Eraldo
postou em Sáb, 15 Mar 2008, 19:36
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá a todos,

    Olha pessoal, eu sei que é atribuição de um profissional fazer isso mas não tenho dinheiro pra isso.

    Gostaria de saber se é possível fazer uma laje suspensa(não sei se é assim que se fala). para minha garagem que tem as medidas 4.50 x 3.80. As paredes entorno são de 1 tijolo. Na parte de cima eu pretendo ter um quarto e uma salinha e em cima disso é o telhado...Resumindo : Eu gostaria de saber se posso fazer uma laje sem ter que fazer uma viga no meio. Eu acho que se eu fazer ela maciça de uns 12 cm de expessura com vergalhão de 6 m.m. com espaçamento(quadrinho) de 20cm dá. Somente a laje que vigamento em torno da parede.

    Por favor. Me ajudem.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Fabio Torres
    postou em Sáb, 15 Mar 2008, 19:57
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

      Não querendo ser chato... mas se fizer desse jeito aí que você falou, não só a laje, mas toda a construção envolvida vai ficar insegura.

      As coisas não são tão simples meu amigo, só verificando o imóvel pessoalmente ou no mínimo o projeto arquitetônico para se chegar à uma conclusão de quantas vigas serão necessárias, o tipo de laje, espessura, tipo, bitola e espaçamento dos ferros, etc.

      Contrate pelo menos um técnico em edificações para verificar. Não arrisque a segurança da sua casa e sua família.

      Um abraço.

      Eraldo
      postou em Dom, 16 Mar 2008, 16:55
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Mas a apenas uma laje! Quero saber se posso fazer uma laje maciça, sem vigamento, num espaço de 4,5 x 3x80 e apoiada em parece de 1 tijolo.

        Ela tem que suportar seu próprio peso e uma salinha com sofa e estante.

        Me digam se é possível. Não gostaria de fazer uma viga no meio da garagem.

        Nando
        postou em Dom, 16 Mar 2008, 19:27
        Usuário Nível 3 | Mensagens: 135

          Eraldo escreveu:Mas a apenas uma laje! Quero saber se posso fazer uma laje maciça, sem vigamento, num espaço de 4,5 x 3x80 e apoiada em parece de 1 tijolo.

          Ela tem que suportar seu próprio peso e uma salinha com sofa e estante.

          Me digam se é possível. Não gostaria de fazer uma viga no meio da garagem.


          Os tijolos de alvenaria comum não suportam o peso da laje, ainda mais sendo maciça. Se fosse laje pré-moldada provavelmente uma cinta suportaria. É como o Fabio falou, é preciso ver a situação no local para tirar alguma conclusão.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          weki
          postou em Dom, 16 Mar 2008, 19:39
          Visitante

            O nome do fórum é "cálculo estrutural" e não "chute estrutural"! Então precisa ser feito um cálculo mínimo dessa pequena estrutura. Nenhum engenheiro aqui vai ser tôlo de falar se pode ou não fazer o que você pretende.

            Pietra
            postou em Dom, 16 Mar 2008, 19:42
            Usuário Nível 4 | Mensagens: 160

              Eraldo, por que usar laje maciça? Não pode ser pré-moldada?
              A laje maciça além de muita mais pesada, requer mais trabalho de execução (fômas, armaduras) e também muito cuidado na execução.

              Laje sobre garagem

              gabardo
              postou em Ter, 18 Mar 2008, 15:36
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

                Para uma laje maciça de 10 cm espessura, devidamente engastada em uma viga 15x30
                para o menor vão (3,80) teremos 01 ferro de 8mm a cada 20cm, para o maior vão (4,50) 01 ferro 10mm a cada 20 cm.
                Alvenaria com tijolo cerâmicos de boa qualidade com 15 cm espessura, suportam a laje acima.
                Agora não me sinto bem em morar num local que utiliza alvenaria estrutural, sem tomar as devidas precauções pro levantamento das paredes e de tijolos adequados para essa finalidade. Que não são os tijolos de 06 furos, utilizados normalment em obras.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                eruditobar
                postou em Ter, 18 Mar 2008, 16:00
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                  Faz vigas em cima da alvenaria, tem pilares pelo menos? e então usa laje treliça, é bem mais conveniente, principalmente no quesito "$".

                  _________________
                  Barbosa

                  Acesse: www.barbosaestrutural.com.br

                  Rafael_epc
                  postou em Sex, 09 Mai 2008, 13:29
                  Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

                    Caro Eraldo

                    Sou Engenheiro Civil pelo CEFET-PR

                    Em primeiro lugar, tudo em engenharia é possível. Basta ter condições financeiras para adquirir o empreendimento.

                    Para iniciar o estudo do seu projeto, você deve encontrar um profissional para avaliar a situação da estrutura. Inserir uma laje implica em inserir mais cargas para a sua casa, e isto pode gerar instabilidade.

                    O profissional avaliará as mais diversas possibilidades para se inserir a laje. Vale lembrar que, como a laje apresenta dimensões pequenas (menor que 25 metros quadrados), numa primeira análise, não há necessidade de se colocar uma viga no meio da laje. Você poderia colocar somente duas vigas nas bordas. A laje teria um bordo engastado na edificação e um bordo livre.

                    A definição de se utilizar uma laje em balanço vai depender da estabilidade da edificação já existente e do projeto estrutural já executado. A partir dessa análise, o profissional devidamente qualificado vai trazer alguma informação a você.

                    Dependendo de como você desejar, pode haver a necessidade de se inserir pilares, para equilibrar a estrutura. Há diversas maneiras de se inserir essa laje.

                    Caso queria mais informações, envie um e-mail para:


                    rafael_epc@hotmail.com


                    Atenciosamente


                    Rafael

                    Richard
                    postou em Sex, 09 Mai 2008, 17:46
                    Usuário Nível 1 | Mensagens: 49

                      ...adquirir o empreendimento???
                      ...inserir mais cargas para a sua casa???
                      ...numa primeira análise, não há necessidade de se colocar uma viga no meio da laje???
                      A laje teria um bordo engastado na edificação e um bordo livre. ???
                      inserir pilares, para equilibrar a estrutura???


                      Editado pela última vez por Richard em Sex, 09 Mai 2008, 18:04, num total de 1 vez


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Cálculo Estrutural