Re: Torre treliçada 26,50 m
- Carlos Fernandez Martinez
- postou em Sex, 19 Dez 2008, 23:38
- Usuário Novato | Mensagens: 2
As torres treliçadas para subestações devem ser dimensionadas para receber cargas provenientes de equipamentos ou cabos condutores, além da carga eólica (vento agindo na própria estrutura, equipamentos ou cabos). Caso seja uma torre que suporta cabos condutores, haverá muitas hipóteses de calculo (combinações de direção do vento com os demais esforços devido a cargas permanentes, etc).
Cuidado especial deve ser tomado, caso não se tenha experiência com esse tipo de calculo, pois as reações de apoio nesse tipo de estrutura (normalmente torres de seção transversal retangular) resultam em grandes esforços de tração e compressão nas colunas (montantes) da torre. Por esse motivo, no dimensionamento da fundação tem que se considerar que as várias direções do vento, combinadas com outros esforços é que vão te apresentar os valores críticos de tração, compressão e esforço horizontal. Os tipos de fundação mais comuns para esse tipo de estrutura são: Tubulões, radies e blocos sobre estacas.
É um trabalho complexo, caso seja sua primeira obra, sugiro que você contrate um profissional já experiente, até que você domine melhor o assunto.
Boa pesquisa,
Engenheiro Carlos Fernandez Martinez
//br.geocities.com/carlosfernandezmartinez/
_________________
Engenheiro Carlos Fernandez Martinez
http://br.geocities.com/carlosfernandezmartinez