Tubulação de esgoto


Responder Mensagem

Tubulação de esgoto

tiagoasa
postou em Seg, 19 Mai 2008, 10:18
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia Pessoal,

    Estou para começar a construir um sobrado, estou com uma dúvida com relação ao encanamento de esgoto do segundo piso, pois eu gostaria que eles não aparececem para a parte de baixo da laje.

    Agora vai minha pergunta, existe alguma forma de fazer esses encanamentos embutidos na laje para que eles não apareçam na parte de baixo?

    Isso prejudicaria de alguma forma a estrutura?

    Abraços

    Tiago


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    gene
    postou em Seg, 19 Mai 2008, 14:23
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

      Você pode fazer assim, coloca "Laje rebaixada" no banheiro. Ao invés da laje ser fixada na parte superior da viga, fixa na parte inferior. Assim você tem o piso do banheiro mais baixo, dai faça o encanamento e coloque enchimento (vermiculita por ex.). Isto não trás problemas para estrutura, desde que bem feito.

      Se o seu banheiro coincide parede com parede em algum cômodo abaixo, fica bem simples. Agora se ele não coincide, talvez seja necessário rebaixar outras lajes.

      Aqui não dá pra desenhar, mas imagine abaixo que os | | são vigas e o ----- a laje.

      | |--------------| | <-Modo convencional

      | |__________| | <-Com a laje rebaixada.


      Outra alternativa é fazer o piso do banheiro mais alto, vai ficar um degrau para entrar no mesmo.

      Quanto à tubulação aparecer sob a laje, pode também colocar forro de gesso no teto do térreo...


      É mais ou menos por ai as soluções que se costumam adotar.

      pirel
      postou em Seg, 19 Mai 2008, 22:02
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        para usar a laje fixada na parte inferior da viga como fica a disposiçao da armadura da viga? muda alguma coisa?

        gene
        postou em Sex, 23 Mai 2008, 14:44
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

          pirel escreveu:para usar a laje fixada na parte inferior da viga como fica a disposiçao da armadura da viga? muda alguma coisa?


          Vide: http://forum.ecivilnet.com/about1043.html

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          pameengenharia
          postou em Sex, 09 Abr 2010, 21:37
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 26

            Uma outra opção é você utilizar uma bacia sanitária com saída horizontal, ligando o esgoto a um shaft, elevando somente o box e com um seca-piso jogando no mesmo shaft e uma boneca de alvenaria para embutir a tubulação da pia e pronto...nada vai aparecer no pavimento inferior.
            Mas...mande o croquis do imóvel que eu respondo no desenho prá você entender melhor.
            Um abraço.
            Edmilson Cruz - eng.° civil
            pameengenharia@bol.com.br

            Tubulação de esgoto

            IsaacdeCristo
            postou em Sáb, 17 Abr 2010, 10:57
            Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

              Prezado Tiago,

              Existem várias soluções que resolvem este problema. Uma delas pode ser a criação de um rebaixe através de forro, sobre o qual você passa a tubulação... Todavia a melhor solução pode ser adotada apartir do conhecimento do projeto.

              Se possível posta la no fórum "Conhecendo Obras" para discutirmos mais este assunto.

              _________________
              Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
              Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
              Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Construção civil, discussões gerais