- gene
- postou em Seg, 26 Mai 2008, 16:04
- Usuário Nível 1 | Mensagens: 34
Renato,
As vigas baldrames com a armação com 4 ferros que você menciona, normalmente são apoiadas sobre estacas (brocas) de concreto armado.
Passar a tubulação em uma construção com as vigas baldrames não deve ser problema, considerando que uma viga destas para uma casa térrea costuma ter de 25 a 30cm de altura, é só passar o tubo por baixo.
Caso utilize as sapatas com profundidade muito maior, o ideal é que ja deixe as passagens pra não precisar quebrar depois (o que em alguns casos é inviável).
Passar as tubulações dentro de vigas e pilares, pode comprometer a segurança do mesmo, se for um tubo grosso. Mas para tubos de 25mm como os da parte elétrica, não há problemas. Mas é bom se orientar com um profissional que poderá esclarecer com exatidão como e onde pode ser feito.
Se tratando de uma casa térrea, não deverá ter problemas. Há como fugir as tubulações da maioria dos pilares, e as tubulações de água de uma casa "padrão" que vão ser embutidas nas paredes variam de 20 a 50mm...
A passagem das tubulações normalmente é assim. Antes de concretar a laje, coloque todas as tubulações e caixas sextavadas da parte elétrica, deixe passagem nas vigas (colocando um cano mais grosso que o que vai passar) para passar a tubulação de água. Para a parte de dentro da casa, é só cortar a parede depois.
Bem, estas são informações básicas ok? O ideal mesmo é consultar um profissional com conhecimento técnico. Deixar apenas por conta do pedreiro não costuma ser boa idéia.
Como o você diz não ter conhecimento, vou te indicar um link interessante onde pode obter boas informações para leigos.
Entre neste:
http://cimento.org.br/banner_habitacao/banner_auto_construcao/casa_bloco_concreto.htm (http://cimento.org.br/banner_habitacao/banner_auto_construcao/casa_bloco_concreto.htm)
Baixe o folheto "Mãos a obra" do link, que tem informações que vão esclarecer inclusive duvidas que você colocou aqui.
Outra coisa, se vai construir, é bom mesmo se informar. E não acretide cegamente na opinião mesmo de um profissional formado, há bons e ruins neste meio, e um leigo não poderia saber se esta sendo enganado.
Boa sorte.