Baldrame e encanações.


Responder Mensagem

Baldrame e encanações.

renato.p
postou em Seg, 26 Mai 2008, 11:43
Usuário Nível 1 | Mensagens: 18

    Olá!
    Desde já gostaria de adiantar que não sou engenheiro nem pedreiro. Entretanto pretendo construir em breve e gostaria de tirar certas dúvidas sobre algumas técnicas dos pedreiros aqui da minha região.
    A cidade onde moro é pequena e suas construções também. As fundações das casas com laje daqui são normalmente feitas com sapatas isoladas e baldrame em blocos de canaleta ou bloquinhos comuns. Depois, para se fazer a parte de encanamento de água e esgoto, faz-se buracos nesses baldrames. Quando pelo alto. Abrem-se vales em vigas e colunas também. Fiquei meio desconfiado dessa prática.

    - Isso é correto?

    - Não seria melhor fazer os encanamentos abaixo da linha do baldrame?

    - Vi alguns baldrames feitos como vigas, com armações de 4 ou mais varas de aço. Esses tipos de baldrames são mais seguros? Como é realizada a parte de encanamento nesses casos?

    - Como passa canos de agua e de parte eletrica onde estão localizadas colunas e vigas?

    Obrigado a todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    gene
    postou em Seg, 26 Mai 2008, 16:04
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

      Renato,

      As vigas baldrames com a armação com 4 ferros que você menciona, normalmente são apoiadas sobre estacas (brocas) de concreto armado.
      Passar a tubulação em uma construção com as vigas baldrames não deve ser problema, considerando que uma viga destas para uma casa térrea costuma ter de 25 a 30cm de altura, é só passar o tubo por baixo.

      Caso utilize as sapatas com profundidade muito maior, o ideal é que ja deixe as passagens pra não precisar quebrar depois (o que em alguns casos é inviável).

      Passar as tubulações dentro de vigas e pilares, pode comprometer a segurança do mesmo, se for um tubo grosso. Mas para tubos de 25mm como os da parte elétrica, não há problemas. Mas é bom se orientar com um profissional que poderá esclarecer com exatidão como e onde pode ser feito.

      Se tratando de uma casa térrea, não deverá ter problemas. Há como fugir as tubulações da maioria dos pilares, e as tubulações de água de uma casa "padrão" que vão ser embutidas nas paredes variam de 20 a 50mm...

      A passagem das tubulações normalmente é assim. Antes de concretar a laje, coloque todas as tubulações e caixas sextavadas da parte elétrica, deixe passagem nas vigas (colocando um cano mais grosso que o que vai passar) para passar a tubulação de água. Para a parte de dentro da casa, é só cortar a parede depois.

      Bem, estas são informações básicas ok? O ideal mesmo é consultar um profissional com conhecimento técnico. Deixar apenas por conta do pedreiro não costuma ser boa idéia.

      Como o você diz não ter conhecimento, vou te indicar um link interessante onde pode obter boas informações para leigos.

      Entre neste:

      http://cimento.org.br/banner_habitacao/banner_auto_construcao/casa_bloco_concreto.htm (http://cimento.org.br/banner_habitacao/banner_auto_construcao/casa_bloco_concreto.htm)

      Baixe o folheto "Mãos a obra" do link, que tem informações que vão esclarecer inclusive duvidas que você colocou aqui.

      Outra coisa, se vai construir, é bom mesmo se informar. E não acretide cegamente na opinião mesmo de um profissional formado, há bons e ruins neste meio, e um leigo não poderia saber se esta sendo enganado.

      Boa sorte.

      gene
      postou em Seg, 26 Mai 2008, 16:16
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 34

        tentei corrigir mas o link não ficou clicável. é só copiar para o seu navegador este link:
        http://cimento.org.br/banner_habitacao/banner_auto_construcao/casa_bloco_concreto.htm


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais