CÁLCULO DE VENTO


Responder Mensagem

CÁLCULO DE VENTO

DENIECKS
postou em Qua, 23 Jul 2008, 15:33
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Alguém tem algum material sobre "quinhões de carregamento"?
    Meu problema é bem específico e preciso de ajuda no seguinte procedimento de cálculo: preciso fazer um cálculo de vento e uma vez determinada a pressão de vento em m2 (metros quadrados), tenho que aplicar esta força em uma trelica metálica, ou seja, nos nós e barras desta treliça.Não sei como transformar esta pressão em metros quadrados em esforço linear e pontual.

    Grato,

    deniecks


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Rafael_epc
    postou em Qui, 24 Jul 2008, 08:39
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 51

      Bom dia

      Então, para ter informações sobre os "quinhões de carregamento", procure a norma NBR 6123/1988. Ela trará informações sobre o carregamento do vento em uma edificação.

      Em um dos trechos da norma, há informações sobre o ângulo de incidência do vento. Basta multiplicar os fatores pelas cargas.

      Para encontrar a carga de vento, a própria NBR define o procedimento de cálculo das pressões de vento e, conseqüentemente, as forças na edificação.

      Há programas específicos que você encontra disponíveis na internet para cálculo de forças em edificações, para facilitar sua vida, como o AutoMetal (UNICAMP).

      Mesmo assim, aconselho uma rápida olhada na NBR, extraindo as informações necessárias.

      Qualquer coisa, entre em contato:

      rafael_ctba_br@yahoo.com
      rafael_epc@hotmail.com

      Att.

      Rafael A. T., Engº Civil

      Re: CÁLCULO DE VENTO

      ALVARO LUIZ WERNER
      postou em Qui, 31 Jul 2008, 21:16
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        DENIECKS escreveu:Alguém tem algum material sobre "quinhões de carregamento"?
        Meu problema é bem específico e preciso de ajuda no seguinte procedimento de cálculo: preciso fazer um cálculo de vento e uma vez determinada a pressão de vento em m2 (metros quadrados), tenho que aplicar esta força em uma trelica metálica, ou seja, nos nós e barras desta treliça.Não sei como transformar esta pressão em metros quadrados em esforço linear e pontual.

        Grato,

        deniecks


        Elementar: multiplica a carga por m2 pela distância entre as treliças, terás a carga por m , multiplique este valor pela distância entre os nós que vai descarregar terás a carga concentrada em cada um.
        cuidar os nós da extremidade e treliças do oitão extremidade
        Att. Alvaro qualquer dúvida faça contato


        Responder Mensagem


        Cálculo Estrutural