casalrios escreveu:Acho que o criador tópico quando se referiu a bitola menor, acho que ele estava querendo dizer ferros mais finos, ai também gostaria de saber:
Em uma casa onde o terreno é bom todas sapatas foram em piçarras, a fundação foi bem feita, as colunas da do 1° pavimento foram todas em ferros 3/8, posso utilizar ferros 5/16 para bater as vigas e subir as colunas do 2° pavimento?
Aguardo Resposta
Marconny
Marconny
Quanto as duvidas sobre qual ferragem utilizar na suas vigas depende unica e exclusivamente do calculo estrutural realizado por um engenheiro, para levantar esses parametros se faz necessário saber: qual o tipo de edificação, o uso da edificação, se é residencial, comercial, escola etc, materiais que serão utilizados na casa, como tipo de revestimento, se é uma ceramica ou um granito, seção das peças estruturais, ou seja quais são as dimensões das vigas, pilares e etc, qual o tipo de laje a ser utilizada, vai ser uma laje maciça ou uma pré-moldada?
Acho que a melhor condição para que você tenha mais segurança ao construir e contratar um engenheiro para analisar sua estrutura e tambem exigir a ART do profissional ok.
Cuidado sempre com os ACHISMOS, pedreiros adoram dizer que da pra fazer sem ter nenhum critério!
Se você quiser entrar em contato comigo para uma avaliação e elaboração de projeto estarei a disposição ok.
Abraços e tenha uma boa semana!!