ideias para uma pequena obra (trabalho escolar)


Responder Mensagem

ideias para uma pequena obra (trabalho escolar)

NEWSITEP
postou em Qui, 07 Ago 2008, 23:50
Usuário Novato | Mensagens: 2

    E o seguinte... Primeiramente gostaria de cumprimentar todos do fórum... E meu primeiro tópico... Estou fazendo um curso de engenharia e estamos realizando um projeto para um trabalho escolar... O mesmo consiste em um pequeno sobrado com 60 m2 por andar... Sendo que o andar térreo teria um cômodo para despejo de 5x6 e uma varanda do mesmo tamanho... a escada para acesso do andar superior seria na varanda e teria uma “quitinete” no andar superior com um quarto com banheiro e uma sala conjugada com uma cozinha... a duvida inicial esta na fundação... Pois como o trabalho será feito em grupo temos algumas divergências de opinião... Estamos pensando em fazer a mesma com o sistema de sapata corrida, e é ai que necessito da ajuda de VCs... Este seria o melhor método... Já que seria uma obra de pequeno porte... a mesma seria construída em solo firme e seco...
    Qual seria a profundidade das sapatas?
    Existe algum método mais econômico de fundação para este tipo de construção que não comprometa a qualidade da obra...?
    Gostaria de todo tipo de idéias sobre esta obra, com total liberdade para todos opinar... Como sou iniciante no fórum, nem sei se estou criando o tópico no lugar certo... Porem ficarei muito grato com a ajuda de todos.
    Caso alguém conheça algum site ou mesmo outro fórum que possa me ajudar também... Ficarei grato...
    Um abraço a todos...


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    ideias para uma pequena obra (trabalho escolar)

    IsaacdeCristo
    postou em Sex, 05 Jun 2009, 02:57
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado NEWSITEP,

      A fundação em sapata corrida seria uma opção adotável, não fosse a descrição que você já fez em seu texto, ou seja, a sapata corrida é justificada quando você tende a distribuir as cargas uniformemente sobre a fundação. Como você terá metade do pavimento térreo em varanda, provavelmente metade do pavimento superior estará sobre pilares, o que me leva a entender que haverão cargas concentradas nos pilares da varanda.

      Melhor será trabalhar mesmo com sapatas simples em cada pilar, já que pela sua descrição, usar sapatas corridas, imagine que você teria sapatas em toda a varanda mas não teria carga sobre esta sapata, a não ser aquelas (concentrada) nos locais dos pilares...

      Bom mesmo é fazer o que você já expressou, contratar um profissional para que ele adote a melhor solução a partir do projeto e da análise do solo.

      Boa sorte!!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais