Construção de laje pequena


Responder Mensagem

Construção de laje pequena

lilibarbosa
postou em Seg, 23 Abr 2018, 14:04
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Boa tarde! Não sou da área da construção civil. Tenho uma dúvida estou construindo uma pequena área de serviço em casa a qual necessitou ser levantada sobre uma pequena laje. A laje tem 3,5m de comprimento por 1,70 de largura. Mas não confio no serviço do pedreiro, ele colocou 4 pilares e apenas um radier sobre a parte que não terá parede embaixo. O radier não foi passado nos 4 lados, apenas de um dos lados do comprimento e os outros lados são paredes de tijolo. Bem ele fez o concreto e colocou sobre as lajotas e treliças. Com sete dias da laje feita ele levantou as paredes em cima. Agora antes de 15 dias ele quer tirar o escoramento da laje. Isto que ele fez está correto não fazer radier em todas as paredes? E tirar os escoramento com quinze dias?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Construção de laje pequena

    GilbertoRocha
    postou em Seg, 23 Abr 2018, 18:22
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      lilibarbosa escreveu:Boa tarde! Não sou da área da construção civil. Tenho uma dúvida estou construindo uma pequena área de serviço em casa a qual necessitou ser levantada sobre uma pequena laje. A laje tem 3,5m de comprimento por 1,70 de largura. Mas não confio no serviço do pedreiro, ele colocou 4 pilares e apenas um radier sobre a parte que não terá parede embaixo. O radier não foi passado nos 4 lados, apenas de um dos lados do comprimento e os outros lados são paredes de tijolo. Bem ele fez o concreto e colocou sobre as lajotas e treliças. Com sete dias da laje feita ele levantou as paredes em cima. Agora antes de 15 dias ele quer tirar o escoramento da laje. Isto que ele fez está correto não fazer radier em todas as paredes? E tirar os escoramento com quinze dias?


      Primeira coisa, definições.
      Radier é um piso sobre terra compactada de maior espessura sobre toda a obra. Se o pedreiro fez um radier, ele automaticamente fez sobre toda a obra.
      O que fica na horizontal, suportando paredes é uma viga.
      Lajota é uma cerâmica, coisa utilizada para banheiros e cozinhas, e outras áreas em contato com água, assentado acima do piso ou laje.
      A peça que fica entre as treliças e serve de enchimento é a tavela ou isopor.


      Em relação a paredes em cima de laje, o tempo de cura do concreto para suportar cargas de projeto é de 28 dias. Com 14 dias ele está com 65% da resistência. remover formas antes disso vai aumentar as deformações a longo prazo, principalmente se existem paredes executadas diretamente sobre a laje(sem viga abaixo da parede). É possível remover escoras até com 7 dias, já fiz isso em vãos menores, agora, nunca permiti, e nem pretendo permitir lançar cargas permanentes em uma laje antes de, pelo menos, 28 dias, pois sei que se eu permitisse, eu estaria facilmente dobrando a deformação total da laje, e facilitando trincas e outras patologias, sem falhar no risco de rompimento.

      Se o que você diz por radier é viga, então, toda parede necessita uma abaixo dela para suporte da mesma, e, no concreto armado, também é necessário vigas para suportar as lajes.

      _________________
      Gilberto do canal Engenheiro Estrutural
      www.engenheiroestrutural.eng.br

      lilibarbosa
      postou em Seg, 23 Abr 2018, 20:03
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Obrigada Gilberto. Realmente não entendo nada de construção você me esclareceu tudo. Sim o que falei por radier são as vigas. O pedreiro só colocou viga do lado que não terá outra parede embaixo. Agora estou preocupada porque ele levantou as paredes na laje com 14 dias e agora já está montando o telhado, dizendo não ter problema pois as paredes foram levantadas na parte que possui outras paredes. E já está pedindo para colocar o revestimento cerâmico. Agora vou proibí-lo de mover o escoramento. Uma dúvida: quando você fala de rompimento, é da laje se abrir? As paredes feitas para sustentar a laje ( três que ficam por baixo) sem as vigas são seguras são recomendadas ou precisaria de vigas em todos os 4 lados da laje? Pois na minha só possui viga no lado que não existe parede embaixo.

        Obrigada mais uma vez.

        Obrigada!


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais