lilibarbosa escreveu:Boa tarde! Não sou da área da construção civil. Tenho uma dúvida estou construindo uma pequena área de serviço em casa a qual necessitou ser levantada sobre uma pequena laje. A laje tem 3,5m de comprimento por 1,70 de largura. Mas não confio no serviço do pedreiro, ele colocou 4 pilares e apenas um radier sobre a parte que não terá parede embaixo. O radier não foi passado nos 4 lados, apenas de um dos lados do comprimento e os outros lados são paredes de tijolo. Bem ele fez o concreto e colocou sobre as lajotas e treliças. Com sete dias da laje feita ele levantou as paredes em cima. Agora antes de 15 dias ele quer tirar o escoramento da laje. Isto que ele fez está correto não fazer radier em todas as paredes? E tirar os escoramento com quinze dias?
Primeira coisa, definições.
Radier é um piso sobre terra compactada de maior espessura sobre toda a obra. Se o pedreiro fez um radier, ele automaticamente fez sobre toda a obra.
O que fica na horizontal, suportando paredes é uma viga.
Lajota é uma cerâmica, coisa utilizada para banheiros e cozinhas, e outras áreas em contato com água, assentado acima do piso ou laje.
A peça que fica entre as treliças e serve de enchimento é a tavela ou isopor.
Em relação a paredes em cima de laje, o tempo de cura do concreto para suportar cargas de projeto é de 28 dias. Com 14 dias ele está com 65% da resistência. remover formas antes disso vai aumentar as deformações a longo prazo, principalmente se existem paredes executadas diretamente sobre a laje(sem viga abaixo da parede). É possível remover escoras até com 7 dias, já fiz isso em vãos menores, agora, nunca permiti, e nem pretendo permitir lançar cargas permanentes em uma laje antes de, pelo menos, 28 dias, pois sei que se eu permitisse, eu estaria facilmente dobrando a deformação total da laje, e facilitando trincas e outras patologias, sem falhar no risco de rompimento.
Se o que você diz por radier é viga, então, toda parede necessita uma abaixo dela para suporte da mesma, e, no concreto armado, também é necessário vigas para suportar as lajes.