Lajes com barriga


Responder Mensagem

Lajes com barriga

Geraldo Gomes
postou em Seg, 01 Set 2008, 13:32
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Comprei um apto, que o antigo proprietário construiu um cobertura em cima com laje premoldada(Tijolo de esopor). Esta laje está com barriga para baixo. A metragem dela é de 5m x 4m. Minha dúvida é a seguinte: Corre algum riscos desta laje ceder(cair)? O que posso fazer para reforça-la?

    Obs.: Não têm peso em cima desta laje. Somente manta e um massa de cimento para proteger a manta e nivelar a laje.


    Att.
    Geraldo Gomes


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Fabiano de Sá
    postou em Ter, 04 Nov 2008, 16:32
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

      Normalmente a estrutura dá alguns avisos antes de sofrer um colapso( como abertura de trincas por exemplo), também é preciso verificar se as deformações que você mencionou estão acima daquelas previstas em Norma (NBR6118/2003) neste caso parece-me que o limite é l/250, ou seja, para um vão de 4m (400/250=1,60cm), quanto ao reforço, no caso de lajes normalmente coloca-se vigas para quebrar o vão ou aumenta-se a espessura da laje, lhe aconselho a procurar um calculista local.

      robmag
      postou em Qua, 26 Nov 2008, 19:06
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

        caro geraldo

        Uma solução é colocar uma viga invertida transversal à direção da flecha. Esta viga pode ser de concreto armado ou metálica. Se for metálica de aço carbono, proteja-a envelopando-a com concreto ou argamassa. Seria bom usar perfil em aço resistente às intempéries, como o aço COR.

        macarini
        postou em Qua, 26 Nov 2008, 20:23
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          Tem que ver se não foi a execução da contra flecha de forma errada .
          A contra flecha é um recurso usado na montagem da laje antes da concretagem , fazemos uma barriga invertida . Com isto quando se tira a escora a laje fica na horizontal . Por isto peça ajuda a um profissional .
          Pois poder ser algo sem importancia , como tambem pode trazer problemas.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          CidLessa
          postou em Qui, 08 Jan 2009, 08:05
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            Bom dia a todos!

            Permitam-me aproveitar o tópico, não achei nada em minha pesquisa mas gostaria de saber qual o peso total suportado por determinada laje. Existe uma fórmula para isso?

            Agradeço antecipadamente.

            Cid Lessa

            CidLessa

            CH
            postou em Sex, 09 Jan 2009, 13:17
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

              CidLessa,
              Isso depende de muitos fatores, como a resistência do concreto utilizado (o que chamam de fck), a espessura da laje, o tamanho do vão, a ferragem, etc.

              O projeto estrutural é feito de modo que a estrutura (inclui laje, vigas e pilares) suporte com folga o máximo peso que o pavimento ou edificio irá receber. Isso vai depender do tipo de edificação que se vai construir, uma coisa é projetar uma laje de um edifício residêncial outra coisa é projetar a laje de uma edificação que receberá o peso de máquinas e equipamentos pesados ou de estantes de livros como numa biblioteca.

              Informações desse tipo só possivel ter através do projeto estrutural do prédio.


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural