Pilares Parede (caixa do elevador/Escada)


Responder Mensagem

Pilares Parede (caixa do elevador/Escada)

marciosilvestre
postou em Sex, 19 Set 2008, 13:45
Colaborador Nível 3 | Mensagens: 705

    É possível utilizar a caixa do elevador/Escada, projetando-a como pilar parede, para atender a estabilidade global. E como verificar se somente o pilar parede do elevador sozinho poderá ser utilizado como estrutura de contraventamento, liberando todo o resto da estrutura para absorver somente as cargas verticais, gerando um projeto que além de atender a NBR6118 ficará muito econômico?

    Segundo a NBR6118 os valores do parâmetro alfa para verificar se a estrutura pode ser considerada de nós fixos depende da associação que utilizarmos para a estrutura de contraventamento.

    Alfa < 0,5 contraventamento somente de pórticos, portanto é permitido utilizar somente pórticos

    Alfa < 0,6 contraventamento efetuado pela associação de pórticos e pilares parede, portanto é permitido associar

    Alfa < 0,7 Contraventameto formado exclusivamente de pilares Parede. Portanto é permitido utilizar somente pilares

    Para a mesma carga de serviço a eficiência do contraventamento aumenta com a associação de pilares paredes chegando ao máximo quando só temos pilares parede.

    "É usual separar a estrutura dos edifícios em duas sub-estruturas com finalidades distintas. A primeira denominada sub-estrutura de contraventamento , é aquela formada por elementos de maior rigidez, cuja função principal é resistir
    as ações horizontais. Evidentemente a sub-estrutura de contraventamento também resiste a uma parcela do carregamento vertical. A sub-estrutura de contraventamento, além de absorver as ações horizontais que atuam na estrutura, deve possuir uma rigidez suficiente para garantir a indeslocabilidade horizontal do edifício.

    A outra estrutura, denominada contraventada, resiste apenas ao carregamento vertical. Os pilares dessa sub-esteutura, denominados de pilares contraventados, podem ser calculados como se eles fossem apoiados nos níveis das lajes.
    Assimos efeitos de segunda ordem nesses pilares são localizados."
    página 19 ,Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado. Prof Doutor José Milton de Araújo, Editora Dunas

    É fato de que a utilização de pilar parede ou a sua associação com pórticos além de estar atendendo a NBR6118 ( tem até coeficiente diferenciado ), leva a projetos mais econômicos. Para quem calcula com softwares que não fazem essa associação evidentemente ficam impossibilitados utilizar essa vantagem. Alguns software somente permitem utilização do pórtico formado pela estrutura toda como estrutura de contraventamento e nenhuma estrutura contraventada. Não permitindo que o Eng. decida quais elementos serão utilizados como estrutura de contraventamento, quais serão considerados contraventados, para chegar a uma solução mais eficiente e mais econômica.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem


    Cálculo Estrutural