Concreto Armado Eu Te Amo - Opinião


Responder Mensagem

Concreto Armado Eu te Amo

leandrohumberto
postou em Sex, 04 Fev 2011, 21:58
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Acho realmente um livro bom para iniciantes tem uma abordagem didática mais acessivel.

    Claro que o interessante mesmo é ter outro livros também.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Aguinaldo
    postou em Dom, 13 Fev 2011, 04:53
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 71

      Li o livro de "fio a pavio" Acho que podia ser mas aprimorado, pois ele gasta muitas páginas com estórias que ninguém quer saber, mesmo assim gostei, até porque nenhum livro é completo sempre falta alguma coisa, por isso, deve-se ler vários autores.

      Paulo R Caravellas da Cal
      postou em Dom, 20 Fev 2011, 12:07
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

        Concreto Armado (eu te amo)

        Calculo e Dimensionamento de estruturas segundo a NB-1/78

        2 edição ,1996

        Manoel Henrique Campos Botelho
        Eng Civil - EPUSP

        O autor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o que é uma ótima referencia, formado em 19xx e qualquer coisa, tem experiencia !

        É perfeitamente adequado, para alunos de Engenharia e para Engenheiros de outras áreas que tem interesse no assunto.

        É um livro de introdução ou se preferirem "de divulgação" do assunto Cálculo Estrutural"

        Foi feito para "não ser chato", isto é a didática não é formal e até um pouco confusa. Esta é a forma didática utilizada atualmente em alguns cursos mais áridos.

        Está desatualizado, pois a norma considerada é a NB 1/78, mas ainda é de grande valia, para edificações de pequeno porte.

        É um livro de Introdução, vale ler para os iniciantes, em Estrutura.

        [],ccal

        _________________
        Eng. Caravellas da Cal

        Valdir Dala Marta
        postou em Qua, 30 Set 2015, 21:28
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Estou na página 118 do livro, e gostando.

          Os conceitos nem sempre são muito claros, mas bem melhores, para um iniciante, do que os dizeres herméticos e fórmulas fragmentárias de outras fontes acadêmicas.

          Gostaria, entretanto, de frisar que talvez alguns descuidos devam ser nele corrigidos. Por exemplo, na página 117 há este trecho:

          "e como 10 [barras de aço de diâmetro] 5/16" = 50 cm2 e Ac = 10.000 cm2 (área do concreto [diâmetro] 80 cm desprezando-se a pequena área do aço)"

          Ora, as seções transversais de 10 barras de aço 5/16" têm uma área conjunta de 5,03 cm2, e não 50 cm2. E um pilar de concreto armado cilíndrico, de 80 cm de diâmetro tem uma seção transversal de aproximadamente 5.000 cm2, e não 10.000 cm2.

          Será que eu é que me enganei, ou ocorreram mesmo esses erros, que passaram despercebidos nas revisões do livro?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Erros da terceira edição, versão disponível na Internet.

          Valdir Dala Marta
          postou em Sex, 02 Out 2015, 17:20
          Usuário Novato | Mensagens: 2

            Meu comentário acima refere-se à terceira edição do livro "Concreto Armado, eu te amo", que está disponibilizado na Internet para download gratuito.

            Como gostei do trabalho, comprei o livro, agora na sétima edição. E vi que os erros que apontei para a terceira edição (página 117) foram devidamente corrigidos na sétima edição (páginas 172 e 174). Assim é que os 10.000 cm2 foram substituidos por 5.000 cm2, e os 10 ferros de 5/16" (8 mm) foram substituidos por ferros de 25mm de diâmetro, de forma a tornar correta a área global das seções dos ferros apontada na terceira edição (50 cm2).


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Cálculo Estrutural