Concreto Armado Eu Te Amo - Opinião


Responder Mensagem

Concreto Armado Eu Te Amo - Opinião

carlos001
postou em Qui, 25 Set 2008, 09:55
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá.

    Gostaria de saber a opinião dos foristas sobre esse livro (prós e contras, se possível).

    Criei esse tópico porque já vi professores falando muito mal, alegando que o livro faz considerações duvidosas e sem o menor respaldo científico entre outras coisas, desaconselhando completamente a sua leitura.

    Nunca li, só conheço de nome, sei é que muito vendido e por isso achei estranho a opinião desses professores. Então gostaria de saber da opinião dos membros do forum, os prós e contras, se é ou não um livro para se ter na estante.

    Grato


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Concreto Armado Eu Te Amo - Opinião

    ncis
    postou em Qui, 02 Out 2008, 15:36
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 54

      carlos001 escreveu:Olá.

      Gostaria de saber a opinião dos foristas sobre esse livro (prós e contras, se possível).

      Criei esse tópico porque já vi professores falando muito mal, alegando que o livro faz considerações duvidosas e sem o menor respaldo científico entre outras coisas, desaconselhando completamente a sua leitura.

      Nunca li, só conheço de nome, sei é que muito vendido e por isso achei estranho a opinião desses professores. Então gostaria de saber da opinião dos membros do forum, os prós e contras, se é ou não um livro para se ter na estante.

      Grato


      Tenho este livro. É bom para iniciantes no cálculo estrutural. Ele possui uma linguagem diferente, pode-se dizer bem humorada, onde o autor comporta-se como um professor mesmo.

      Tem algumas passagens que realmente merecem um pouco mais de explicações como por exemplo no cálculo do comprimento de ancoragem básico das barras do pilar na sapata/bloco, é considerado lb = 38 * Φ.
      Aí eu pergunto... como se chegou a esta consideração se na nbr6118 o cálculo do comprimento de ancoragem é muito mais aprimorado?

      Dentre outras coisas.

      flesch
      postou em Sex, 28 Ago 2009, 19:19
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

        Eu acho ridículo o nome deste livro, e a linguagem carnavalesca dele.

        Mas realmente nao conheço o texto.. já abri ele e li um trecho do tipo:

        "Esta tabela é tão usada que a chamaremos de tabela mãe."

        Daí fechei

        Hehe

        Ele deve ser mais acessível que o Leonhardt ou o Montoya.. =]

        _________________
        Engenharia Civil - UFRGS

        Concreto Armado Eu Te Amo - Opinião

        IsaacdeCristo
        postou em Sex, 28 Ago 2009, 22:55
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezado Carlos,

          Se você pretende se especializar e ser um bom estruturalista, acredito que você deva beber águas de fontes mais profundas. Este livro tem uma abordagem bastante superficial e eu não o indicaria para estudos mais completos ou solução de problemas de estruturas de grande porte ou de obras mais complexas.


          Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 15:14, num total de 3 vezes
          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          robmag
          postou em Sáb, 29 Ago 2009, 10:03
          Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

            Para os iniciantes em concreto armado, considero que o livro Concreto Armado Eu Te Amo, de Manoel Henrique Campos Botelho e Osvaldemar Marchetti, seja o mais importante mesmo a nível internacional.

            Creio que ele mostrou como os conceitos da Resistência dos Materiais são aplicados no dimensionamento do Concreto Armado, mas de uma maneira bem simples, prática e didática.

            Confesso que foi o grande incentivador, meu e de muitos engenheiros e arquitetos pelo assunto.

            _________________
            Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
            Programador LISP para AutoCAD
            www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
            robertomagnani@uol.com.br

            Puskin Veiga
            postou em Dom, 30 Ago 2009, 16:18
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              robmag escreveu:Para os iniciantes em concreto armado, considero que o livro Concreto Armado Eu Te Amo, de Manoel Henrique Campos Botelho e Osvaldemar Marchetti, seja o mais importante mesmo a nível internacional.

              Creio que ele mostrou como os conceitos da Resistência dos Materiais são aplicados no dimensionamento do Concreto Armado, mas de uma maneira bem simples, prática e didática.

              Confesso que foi o grande incentivador, meu e de muitos engenheiros e arquitetos pelo assunto.


              Qual livro de concreto armado mais fundamentado você indicaria? Grato.

              Paulo José Barreto
              postou em Seg, 31 Ago 2009, 14:40
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

                Caros colegas de fórum
                O problema deste livro " Concreto armado Eu te amo" é exatamente por apresentação de alguns conceitos que não se sabe de onde os autores " tiraram ". Sugiro aos iniciantes o livro "Concreto armado " do Engº João Teatini Climaco. É uma publicação da Finatec ( UNB-Univers. de Brasília ), possui um alinguagem simples, mas é todo baseado na nova Norma.
                Um abraço

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                flesch
                postou em Sex, 09 Out 2009, 10:44
                Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

                  Puskin Veiga escreveu:
                  robmag escreveu:Para os iniciantes em concreto armado, considero que o livro Concreto Armado Eu Te Amo, de Manoel Henrique Campos Botelho e Osvaldemar Marchetti, seja o mais importante mesmo a nível internacional.

                  Creio que ele mostrou como os conceitos da Resistência dos Materiais são aplicados no dimensionamento do Concreto Armado, mas de uma maneira bem simples, prática e didática.

                  Confesso que foi o grande incentivador, meu e de muitos engenheiros e arquitetos pelo assunto.


                  Qual livro de concreto armado mais fundamentado você indicaria? Grato.



                  Os melhores livros sobre concreto armado são o Leonhardt e o Montoya.
                  O primeiro é alemão, já é antigo, é caro (R$70,00 cada volume) mas é muito bom.
                  O segundo é espanhol, não sei se tem traduzido, e é uma bíblia do concreto.

                  Nenhum dos dois estão relacionados com a norma brasileira, mas a fundamentação é muito boa.

                  robmag
                  postou em Sex, 09 Out 2009, 13:09
                  Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

                    Só acrescentando:

                    A norma NBR-6118/78 em seus itens mais importantes está conceituada inteiramente na Norma Espanhola, divulgada por Montoya em 1973. Foi quando no Brasil, o concreto passou a ser analizado pelo lado estatístico, e não apenas pelo lado de sua resistência.

                    Neste aspecto a NBR-6118/2004 introduziu pouquíssimas alterações.

                    Leonhardt foi o pesquisador que mais dissecou o concreto armado em sua patologia, estudando a fundo suas deformações, fissurações, etc.

                    _________________
                    Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
                    Programador LISP para AutoCAD
                    www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
                    robertomagnani@uol.com.br

                    flesch
                    postou em Sáb, 10 Out 2009, 17:55
                    Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

                      robmag escreveu:Só acrescentando:

                      A norma NBR-6118/78 em seus itens mais importantes está conceituada inteiramente na Norma Espanhola, divulgada por Montoya em 1973. Foi quando no Brasil, o concreto passou a ser analizado pelo lado estatístico, e não apenas pelo lado de sua resistência.

                      Neste aspecto a NBR-6118/2004 introduziu pouquíssimas alterações.

                      Leonhardt foi o pesquisador que mais dissecou o concreto armado em sua patologia, estudando a fundo suas deformações, fissurações, etc.


                      Legal Valeu pelas informações.. eu não sabia disto.


                      Como assim, 'passou' a ser analisado pelo lado estatístico? Como se avaliava resistència sem estatistica? Fiquei curioso.. =]


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Cálculo Estrutural