Divisórias de Gesso Acartonado


Responder Mensagem

VAZIOS ACIMA DE FORROS X VAZIOS DE DIVISÓRIAS ACARTONADAS

Sylvio Rocha Nogueira
postou em Sáb, 13 Fev 2010, 21:27
Usuário Nível 1 | Mensagens: 19

    VAZIOS ACIMA DE FORROS X VAZIOS DE DIVISÓRIAS ACARTONADAS
    ( texto para quem ainda consegue pensar )

    A questão não é do forro em si, pois qualquer tipo de placa formará um plano, acima do qual restará definido vazio (espaço confinado) favorável à proliferação de insetos; o "drywall", neste caso, não pode ser visto como "vilão da novela", pois suas placas, para uso em forros, não são ocas.

    Quando abordo o tema dos vazios, refiro-me às DIVISÓRIAS, que são ocas e comunicáveis entre si, ligando-se, com frequência, aos vazios acima de forros falsos (sejam estes de PVC, de madeira, de gesso, etc, etc). E os vazios sobre forros estão sendo ampliados, mais recentemente, por medições individualizadas de água, que exigem hidrômetros nos halls de apartamentos e posteriores trânsitos ocultos, de tubos, por cima de cozinhas, lavanderias, corredores, etc, até atingir os banheiros.

    Deve ficar claro, portanto, que o potencial risco do "drywall" reside nas DIVISÓRIAS e no enorme incremento de vazios que elas somam àqueles que já existem, há muito, nas construções brasileiras, ampliando - obviamente - locais ou vãos inacessíveis às “dedetizações” de rotina.

    Assim - como sempre ocorreu nas construções - há que efetuar vedação muito cuidadosa de todas as FRESTAS ( atenção canadièn:: eu não escrevi TRINCAS!!..) e/ou aberturas ( inclusive daquelas muito usadas, na decoração recente, para embutir luminárias dicróicas ou afins ).


    _________________
    Sylvio Nogueira Arquiteto
    CREA 347-D/RJ – UFRJ/1966
    www.snogueira.com

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    LINK IMPERDÍVEL

    Sylvio Rocha Nogueira
    postou em Sáb, 13 Fev 2010, 21:27
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 19

      Documento, sobre relevantes características e riscos, envolvendo placas de gesso acartonado ( e outros produtos) , cuja publicação é exigida pelo governo dos EUA:
      LAFARGE / NORTH AMERICA - DIVISÓRIA DRYWALL
      MSDS - MATERIAL SAFETY DATA SHEET
      LEIA O DOCUMENTO EM ESPANHOL:
      http://www.lafargenorthamerica.com/wps/wcm/resources/file/ebf97207c0ef033/Drywall%20MSDS%20SP%202011.pdf

      _________________
      Sylvio Nogueira Arquiteto
      CREA 347-D/RJ – UFRJ/1966
      www.snogueira.com

      Sylvio Nogueira
      postou em Dom, 14 Fev 2010, 12:10
      Visitante

        Kleber: sugiro conversar com qualquer expert em "pest control", seja no Canadá ou polo norte ; e dirá que são os VAZIOS, das drywall, que atraem insetos ou aranhas ( para abrigo e reprodução ); o alimento eles buscarão, usualmente à noite, saindo desses mesmos vazios. Do contrário, será admitir que sua tese tem fundamento; ou seja: formigas e cupins escavam o solo porque comem terra, o que provocaria, em qualquer criança, uma crise de gargalhadas. Sugiro ler, um pouco mais, e com espírito desarmado, sobre este tema.

        Eder
        postou em Seg, 21 Jun 2010, 19:40
        Visitante

          gostaria muito trabalhar no exterior mais nao tenho oportunidade. sei rabalhar ctom tdo tipo de gesso e fabricação de mouduras e roda teto e fabricação de blocos hidros . qualquer coisa e só me add (eder_plinio@hotmail.com)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          vagner prado
          postou em Seg, 19 Jul 2010, 15:16
          Visitante

            concordo com o Kleger, o uso do gesso acartonado e do drywall, é uma tendencia do mercado, além do custo/tempo, e´o tempo de serviço que leva para ser executado, sem contar que o convencional é mais pesado, lembrando que estou me referindo a divisórias e forros.

            eduardo
            postou em Sex, 30 Jul 2010, 21:50
            Visitante

              sei trabalhar com drywall moro nos estados unidos mais estou procurando trabalho no brasil
              edu.gus@hotmail.com

              Alessandro,
              postou em Sex, 06 Ago 2010, 22:46
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

                Eu não encararia o serviço de alvenaria, porém, com gesso acartonado, já fechei um cômodo fazendo duas paredes de 3 metros cada. Numa delas tem porta e no interior das mesmas, tem instalações elétricas e lâ de rocha para isolamento acústico.

                Na parede que tem porta, vez ou outra, recebe forte impacto devido a ação de vento que fecha a porta com violência. Essa 'parede de gesso' está instalada a 2 anos e não sofreu uma trinca sequer. Aparentemente é igual a uma parede de alvenaria.

                Como já detalhou o Silvio, os insetos precisam de uma porta de entrada. Não é através de trinca que lhe servirá de passagem, mas acredito que uma fenda maior ou buraco realmente represente perigo neste sentido, o que pode ser evitado numa manutenção básica e sem complicações.

                Estou construindo minha nova morada. Só não vou utilizar o Dry Wall nas paredes interiores, pq pretendo colocar a casa a venda e a discriminação pela nova técnica ainda é grande.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                val
                postou em Ter, 10 Ago 2010, 19:56
                Visitante

                  Li os comentários a cerca dos problemas que o gesso acartonado pode trazer, mas gostaria de saber se ele pode ser usado como revestimento de paredes que têm problemas de umidade que vem do solo.

                  Alessandro,
                  postou em Qua, 11 Ago 2010, 23:20
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

                    Val, o ponto fraco do gesso é justamente a umidade.
                    Ainda que o gesso dure algum tempo, ele impediria a circulação do ar na área com umidade e favoreceria a criação de mofo.

                    Cintia
                    postou em Qua, 01 Set 2010, 13:05
                    Visitante

                      Nossa que pessoa desatualizada. Já ouviu falar em Perfis de Alumínio? Mandei fazer uma divisória dessas no meu AP e não vi nehuma peça de madeira sendo colocada...ai ai cada uma que aparece!!!


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Comentários sobre Artigos