Prezados.
Estou calculando uma varanda que foi construída há aprox. 30 anos sem armadura negativa. Ela atualmente está fraturada e vou demoli-la. Estou calculando a armadura negativa que entrará na laje contígua. Gostaria que alguém que já tenha executado este procedimento, passe como procedeu e as surpresas que eventualmente ocorreram.
Vou preparar o escoramento.
Demolir a laje varanda fraturada até a viga.
Fazer cortes no espaçamento de cálculo, na laje contígua, no comprimento necessário para combater os momentos negativos.
Colocar a armadura com a bitola de cálculo na nos cortes após limpeza criteriosa.
Colar com compound ou sikadu (são os produtos que costumo usar em função da viscosidade necessária). Não sei se o nome está correto mas quem conhece, entende.
Concretar logo após a preparação enquanto o produto está no prazo.
Sei da teoria mas nunca executei em laje, principalmente numa varanda onde o perigo é maior.
Por favor, os que têm experiência nestes procedimentos podem me passar as dificuldades que podem ocorrer e um roteiro, por exemplo, profundidade do corte, cuidados na viga, ancoragem e demais ações que aumente a garantia que o novo concreto será bem aderido.
Pensei em usar aço carbono mas como não conheço, não tenho coragem.
Obrigado.