Recuperação de Laje em balanço sem armadura negativa


Responder Mensagem

Recuperação de Laje em balanço sem armadura negativa

Barcanias
postou em Sex, 02 Mai 2014, 19:55
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Prezados.
    Estou calculando uma varanda que foi construída há aprox. 30 anos sem armadura negativa. Ela atualmente está fraturada e vou demoli-la. Estou calculando a armadura negativa que entrará na laje contígua. Gostaria que alguém que já tenha executado este procedimento, passe como procedeu e as surpresas que eventualmente ocorreram.
    Vou preparar o escoramento.
    Demolir a laje varanda fraturada até a viga.
    Fazer cortes no espaçamento de cálculo, na laje contígua, no comprimento necessário para combater os momentos negativos.
    Colocar a armadura com a bitola de cálculo na nos cortes após limpeza criteriosa.
    Colar com compound ou sikadu (são os produtos que costumo usar em função da viscosidade necessária). Não sei se o nome está correto mas quem conhece, entende.
    Concretar logo após a preparação enquanto o produto está no prazo.

    Sei da teoria mas nunca executei em laje, principalmente numa varanda onde o perigo é maior.

    Por favor, os que têm experiência nestes procedimentos podem me passar as dificuldades que podem ocorrer e um roteiro, por exemplo, profundidade do corte, cuidados na viga, ancoragem e demais ações que aumente a garantia que o novo concreto será bem aderido.

    Pensei em usar aço carbono mas como não conheço, não tenho coragem.

    Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Qua, 14 Mai 2014, 20:10
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      Barcanias
      Varanda em balanço sem armadura negativa?...Como ela estava apoiada?
      Leve em consideração nos cálculos a alteração dos momentos fletores na laje contígua pela introdução do negativo na varanda (a armadura existente pode resistir?).
      Você vai mesmo cortar a seção comprimida da laje pra assentar os ferronegativos de ancoragem?
      Como estes ferros negativos vão passar pela viga e sua armadura (estribos e armaduras logitudinais construtivas ou negativas)? É o mesmo problema da laje existente - destruir seção comprimida da peça...
      Como garantir contato efetivo da seção de concreto comprimida da varanda com a viga, apesar das contrações e dilatações?
      Olha que tá complicado...

      Recuperação de Laje em balanço sem armadura negativa

      Barcanias
      postou em Sáb, 17 Mai 2014, 12:20
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Alex Barreto Cypriano escreveu:Barcanias
        Varanda em balanço sem armadura negativa?...Como ela estava apoiada?
        Leve em consideração nos cálculos a alteração dos momentos fletores na laje contígua pela introdução do negativo na varanda (a armadura existente pode resistir?).
        Você vai mesmo cortar a seção comprimida da laje pra assentar os ferronegativos de ancoragem?
        Como estes ferros negativos vão passar pela viga e sua armadura (estribos e armaduras logitudinais construtivas ou negativas)? É o mesmo problema da laje existente - destruir seção comprimida da peça...
        Como garantir contato efetivo da seção de concreto comprimida da varanda com a viga, apesar das contrações e dilatações?
        Olha que tá complicado...


        Vamos lá,
        Primeiro, obrigado pela resposta.

        1- Com o momento negativo existindo, o positivo diminui, logo a armadura existente positiva suportará.
        2- Ela só tinha suporte no ferro positivo, logo, trincou porém apenas 30 anos depois.
        3-Serão cortes lineares onde serão inseridos as armaduras. Penso em usar maquita por exemplo, para cada linha de armadura com profundidade o mais curta possível. Assim preservo o restante da área comprimida. Lembre-se que os esforços só ocorrerão após a retirada do escoramento, quando o novo concreto já deverá estar solidarizado. Vou deixar entre 25 a 30 dias escorado.
        4- O Contato da seção comprimida da varanda com a viga não me preocupa. A viga levará o adesivo que fará a união do concreto novo com o velho(viga). Vou manter a armadura existente na viga (positiva) que é composta de ferros de 10mm.
        5- Com relação a armadura da viga, pretendo atravessar por baixo da armadura longitudinal superior. Acredito ou espero haver baixo congestionamento local.

        Aguardo sua resposta e lamento que colegas que já tenham executado tal procedimento não tenham dado sua contribuição. Será que sou o único a executar um procedimento tão comum no que se refere a este tipo de patologia?

        Inicio segunda-feira os trabalhos. Vou procurar livros além dos que tenho para este procedimento.


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Cálculo Estrutural