- robmag
- postou em Qua, 04 Fev 2009, 09:43
- Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275
Alguns comentários...
Na escolha das fundações, devemos conhecer algumas informações a respeito da obra, como o seu tipo, porte, vida útil, dimensões, cargas, pilares e recalques admissíveis.
Quanto às cargas estruturais, deve-se conhecer sua grandeza e natureza: cargas verticais ou inclinadas, momentos, cargas estáticas ou dinâmicas, permanentes ou acidentais, etc.
Estimando rapidamente as cargas que chegam até às fundações, verificamos que o peso de uma casa térrea é da ordem de 1,4 tf/m2.
As residências térreas geralmente não são estruturadas, e comportam-se como estruturas flexíveis. As cargas devido à cobertura, laje de fôrro e alvenarias que chegam até o alicerce somam de 2 a 3 tf por metro linear. Precauções devem ser tomadas quanto à localização de caixas d'água.
Neste tipo de construção, os recalques são imediatos e geralmente aumentam com as chuvas, o que elimina o uso de fundação direta (sapata corrida), a não ser que, excepcionalmente, o terreno apresente camadas superficiais e impermeáveis de argila rija.
Radiers é uma alternativa quando o terreno apresenta apoio em areias medianamente compactas ou em argilas médias, mas devemos verificar qual a espessura dessas camadas e qual o tipo de solo que se encontra mais abaixo.
Nos dois casos acima, devemos nos certificar de que o nível do lençol freático seja sempre profundo, e evitar a infiltração de água de chuva nas laterais da construção.
_________________
Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
Programador LISP para AutoCAD
www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
robertomagnani@uol.com.br