Porque a Armadura?


Responder Mensagem

diegosti
postou em Qua, 29 Jul 2009, 09:53
Usuário Nível 1 | Mensagens: 48

    Pq com a compressão ele cede em sua lateral...gerando tensões de tração...e para conter essa lateral q está se "distendendo",por causa da tração, colocam-se os estribos; além de tudo o estribo combate a flambagem da armadura vertical...


    Editado pela última vez por diegosti em Ter, 04 Ago 2009, 16:41, num total de 2 vezes

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    DavidMiguel
    postou em Seg, 03 Ago 2009, 20:04
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Não tem a ver com excentricidades...

      Já ouviram falar em estado triaxial de tensões?
      Ou efeito de poisson, definido pelo coeficiente de poisson?

      O efeito de poisson, de forma simples, relaciona as extensões segundo o eixo de acção da carga com as outras duas direcções.

      Ao aplicarmos uma força no provete de betão ele vai sofrer compressões, logo extensões de encurtaento, segundo o seu eixo vertical mas nas duas direcções horizontais vai sofrer tracções, devido ao efeito de poisson.

      O tamanho dos provetes está de certa forma relacionado com este efeito e também com o facto de haver atrito entre o provete e os solicitadores da máquina.

      Posto isto, se surgem tracções nas direcções horizontais há que resisti-las, logo colocam-se as cintas.

      Ao diminuirmos o espaçamento das cintas vamos aumentar o confinameento do betão, é como se existisse um estado triaxial de compressões no betão, o betão está comprimido nas três direcções. O que aumenta considerávelmente a sua capacidade de compressão e a sua ductilidade, que permite ter uma boa capacidade de deformação sem sofrer a rotura e por isso nas zonas de forte sismicidade se deve prevenir um bom confinamento do betão dos pilaares, boa cintagem....

      _________________
      David Miguel

      Bredt
      postou em Ter, 04 Ago 2009, 19:04
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        Podem surgir tensões longitudinais num pilar devido a excentricidades de carga, que podem ser provocadas pela distribuição da rigidez num conjunto de pilar ou simplesmente por defeitos geométricos do pilar; devido a momentos de 2ªordem...isto apenas considerando as cargas verticais, pois como é óbvio, forças como o vento e sismos provocam esforços transversais ao pilar.

        Porque a Armadura?

        IsaacdeCristo
        postou em Dom, 25 Out 2009, 09:12
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caros amigos,

          Uma coisa é a teoria e outra e de fato REAL, é a prática. Se alguém me garantir a perfeição de uma execução dos serviços no dia-a-dia das obras, ou de propriedades dos agregados, bem como das cargas atuantes ou acidentais terem direção estritamente verticais e para baixo, então eu "arriscaria" fazer um pilar partindo apenas do pressuposto de que o concreto aceita bem a compressão, preocupando-me apenas com o FCK para a solicitação.

          Caso contrário, amigos, peço encarecidamente, se clicarmos em "Mensagens sem respostas" há um monte delas... Não seria mais producente se gastássemos nossos energias ajudando nas respostas destes questionamentos sem respostas?

          (Claro que é a minha opinião. Grato por me permitirem usar a liberdade de opinião que me é facultada).


          Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 16:13, num total de 2 vezes
          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          rafasagaz
          postou em Seg, 26 Out 2009, 10:53
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            Caro Isaac,

            essa é sua opnião, mas acho que você não entende de calculo estrutural, essa discução é bem legal para quem conhece o assunto.


            obrigado por deixarem eu expressar minha opnião.

            IsaacdeCristo
            postou em Seg, 26 Out 2009, 11:22
            Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

              rafasagaz escreveu:Caro Isaac,

              essa é sua opnião, mas acho que você não entende de calculo estrutural, essa discução é bem legal para quem conhece o assunto.


              obrigado por deixarem eu expressar minha opnião.


              Caro Rafa Sagaz,

              Baseado em que você acha do que eu entendo? Pela sua resposta vaga, todos podem ver que você sequer leu o que escrevi, ou se leu e se entendesse, certamente não teria escrito e postado esta bobagem.

              Aliás, já que esta discussão é bem legal para quem conhece o assunto, mostre que você tem consistência no que diz, postando uma resposta e expressando sua opinião dentro do contexto do tópico.


              Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qui, 15 Set 2011, 16:13, num total de 1 vez
              _________________
              Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
              Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
              Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

              concreto & Aço

              Zapla
              postou em Dom, 06 Dez 2009, 11:12
              Usuário Nível 2 | Mensagens: 59

                Prezados,

                Em 1° lugar cabe lembrar que o aço nos pilares solicita a maior parte do carregamento, isso devido ao seu módulo de elasticidade.

                Em 2° lugar, cabe lembrar que ao ser solicitado (comprimido) o pilar tende a ceder lateralmente, gerando assim, tensões de tração.

                Em 3° lugar, é ilusão acreditar que os pilares só trabalham a compressão. Pilares na linha de transição de carga (momento de transição) quando um lado da estrutura esta mais carregada que o outro, esta situação facilmente tende a gerar um momento fletor no pilar.

                Em 4° lugar, é cediço que o aço resiste muito mais a compressão do que o concreto.

                Em 5° lugar, se faz necessário a utilização do aço de modo a economizar nas dimensões da peça e $$$, haja vista, que uma relação adequada entre área de aço e área de concreto fique na ordem de 2%.

                Ao colega Luiz que iniciou o tópico, queira por favor expor suas considerações.

                Leonardo Zapla

                _________________
                Seja qual for o seu problema, nos poderemos ter a solução ! Fique a vontade.

                Saudações Leonardo Zapla

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Cálculo Estrutural