Cálculo de vigas


Responder Mensagem

Cálculo de vigas

CAOLHO2008
postou em Ter, 03 Mar 2009, 15:26
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Pergunto se existe uma formula para calculo de área de aço em seção de concreto para viga que contenha na formula momento de inercia ou modulo de resistencia?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    robmag
    postou em Qua, 04 Mar 2009, 20:03
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

      Caro CAOLHO2008,

      Verificou-se que quando havia flexão, as tensões (S) em uma seção transversal eram proporcionais ao afastamento da linha neutra (y), isto é, S = k . y, e a Linha Neutra era a linha divisória entre os esforços de tração e compressão.

      Esta constante é M/I, então S = M/I.y, onde M é o momento fletor ao longo do compr. da viga e I o momento de inércia.

      Esta fórmula é usada até hoje no dimensionamento de peças de materiais homogêneos, como nos perfis metálicos.

      Respondendo à sua pergunta, para se usar esta mesma fórmula no concreto armado, os métodos clássicos faziam uma compatibilização entre os materiais aço e concreto, que era da ordem de 15, isto é, substituia-se a área de aço a tração por 15 vezes a área de concreto.

      A norma NBR-6118 de 1980 mudou este conceito de segurança, e esta compatibilização de materiais passou a ser feita através de suas deformações.

      Substituiu-se então o momento fletor agindo numa determinada seção transversal, por um binário de forças de tração e compressão, sendo que no concreto só se considera as forças de compressão.

      _________________
      Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
      Programador LISP para AutoCAD
      www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
      robertomagnani@uol.com.br

      CALCULO DE VIGAS

      CAOLHO2008
      postou em Qua, 04 Mar 2009, 22:16
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        Prezado amigo,

        Minha pergunta esta relacionada a calculo de a
        área de aço para seções de quaisquer formato em concreto. A bibliografia só se refere a seções retangulares e preciso calcular a altura da linha neutra e seção de aço para vigas com seção I (POSTES DE CONCRETO ARMADO DUPLO T). Agradeço a atenção.

        robmag
        postou em Qua, 04 Mar 2009, 23:04
        Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

          É um caso de flexão composta normal.

          Veja teoria e exemplos de cálculo no livro Novo Curso de Concreto Armado - Vol. II - Aderson Moreira da Rocha.

          _________________
          Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
          Programador LISP para AutoCAD
          www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
          robertomagnani@uol.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          CALCULO DE VIGAS

          CAOLHO2008
          postou em Dom, 08 Mar 2009, 15:50
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

            No exemplo que me indicou realmente trata do que eu precisava, mas fiquei com a seguinte dúvida: no caso de postes duplo T nao consigo identificar uma carga N apenas um momento fletor M. O exemplo cita uma carga normal N. Acho que posso retirar a carga N para o calculo. Ok? Agradecido.

            robmag
            postou em Dom, 08 Mar 2009, 20:28
            Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

              A carga N a considerar será uma parte do peso próprio do poste, mais o peso dos cabos de energia e luminárias, mais uma sobrecarga de uma escada e uma pessoa durante a manutenção elétrica.

              _________________
              Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
              Programador LISP para AutoCAD
              www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
              robertomagnani@uol.com.br

              Calculo de vigas

              CAOLHO2008
              postou em Sex, 20 Mar 2009, 10:22
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                Ainda sobre o assunto: o livro traz um exemplo calculando o duplo T com o momento aplicado no sentido de maior inercia. Posso fazer o mesmo calculo pra o sentido de menor inercia?

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Cálculo Estrutural