Cálculo de Vigas com vãos de 10 metros


Responder Mensagem

Cálculo de Vigas com vãos de 10 metros

ROBERTO PEREIRA LORETO
postou em Sáb, 12 Jul 2014, 11:05
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Bom dia,

    Preciso projetar uma viga com 10 metros de vão para um prédio comercial de 2 pisos. A viga está dimensionada com uma seção de 25 x 90. A preocupação é com o pilar de apoio nas extremidades. Será que um pilar com 20 cm é muito pouco? Seria recomendado que a viga fosse apoiada com um pilar de pelo menos metade da altura (algo em torno de 40 cm)?

    Apreciaria uma opinião, abcs.

    Roberto P Loreto


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: Cálculo de Vigas com vãos de 10 metros

    cbarone
    postou em Sáb, 12 Jul 2014, 15:32
    Usuário Novato | Mensagens: 2

      ROBERTO PEREIRA LORETO escreveu:Bom dia,

      Preciso projetar uma viga com 10 metros de vão para um prédio comercial de 2 pisos. A viga está dimensionada com uma seção de 25 x 90. A preocupação é com o pilar de apoio nas extremidades. Será que um pilar com 20 cm é muito pouco? Seria recomendado que a viga fosse apoiada com um pilar de pelo menos metade da altura (algo em torno de 40 cm)?

      Apreciaria uma opinião, abcs.

      Roberto P Loreto


      Vou acompanhar a resposta pois tenho uma situação parecida...

      Cálculo de Vigas com vãos de 10 metros

      IsaacdeCristo
      postou em Sáb, 12 Jul 2014, 21:25
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Prezado Roberto,

        Na verdade quem determina a seção de apoio ou de transmissão de carga da viga para os pilares será a carga à qual a viga será submetida, bem como a maneira como as cargas atuarão na viga. Claro que há outros fatores que influenciam este dimensionamento, por exemplo, os materiais, a dosagem do concreto, se for concreto armado, etc... Ou seja, para se fazer este dimensionamento é necessário ter todas as informações técnicas necessárias para o cálculo.

        Boa sorte.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Re: Cálculo de Vigas com vãos de 10 metros

        cbarone
        postou em Sáb, 12 Jul 2014, 22:56
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          IsaacdeCristo escreveu:Prezado Roberto,

          Na verdade quem determina a seção de apoio ou de transmissão de carga da viga para os pilares será a carga à qual a viga será submetida, bem como a maneira como as cargas atuarão na viga. Claro que há outros fatores que influenciam este dimensionamento, por exemplo, os materiais, a dosagem do concreto, se for concreto armado, etc... Ou seja, para se fazer este dimensionamento é necessário ter todas as informações técnicas necessárias para o cálculo.

          Boa sorte.


          Boa noite Isaac.....acompanho sempre seus comentários e interesse pelo forum...acho muito legal alguém se dispor a pelo menos orientar as dúvidas que por ventura forem possíveis...parabens...

          E gostaria de uma opinião sua sobre uma situação que tenho..não exatamente igual a do amigo acima...preciso dimensionar duas colunas (uma para cada lado) e uma viga com vão de 6,60metros que suportara uma carga acima dela composta de telhas de amianto apenas (é uma garagem)...para o vão tenho ideia de uma viga com 3 ferros embaixo 3/8 e 2 em cima com altura de 50cm...resta a dúvida principal.....qual a dimensão das colunas (uma de cada lado) para suportar essa viga? Se puder dar uma opinião, te agradeço...abcs...Cristian..

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          ROBERTO PEREIRA LORETO
          postou em Seg, 14 Jul 2014, 08:42
          Usuário Novato | Mensagens: 2

            Prezado Isaac, bom dia,

            Obrigado pelo seu retorno, na verdade a carga nos pilares gira em torno de 30 toneladas, pelos calculos que tenho não é o fator critico, a preocupação é mesmo se a seção do pilar deveria ter alguma compatibilidade com esta viga (que é bem robusta). Já optei por fazer o pilar com uma dimensão maior, por garantia.

            Abcs

            Roberto

            Pergunta sobre viga

            lasluc
            postou em Seg, 04 Ago 2014, 17:45
            Usuário Novato | Mensagens: 2

              Olá, sou novo aqui e minha Igreja irá construir. Minha dúvida é se tem como fazer este templo sem colunas no meio do salão. O terreno mede 20m comprimento, 7,5m largura e terá uma altura de 3m. Obrigado!

              Re: Pergunta sobre viga

              lasluc
              postou em Ter, 05 Ago 2014, 13:13
              Usuário Novato | Mensagens: 2

                lasluc escreveu:Olá, sou novo aqui e minha Igreja irá construir. Minha dúvida é se tem como fazer este templo sem colunas no meio do salão. O terreno mede 20m comprimento, 7,5m largura e terá uma altura de 3m. Obrigado!


                Lembrando que terá laje.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Re: Pergunta sobre viga

                GilbertoRocha
                postou em Sáb, 25 Out 2014, 16:59
                Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

                  lasluc escreveu:Olá, sou novo aqui e minha Igreja irá construir. Minha dúvida é se tem como fazer este templo sem colunas no meio do salão. O terreno mede 20m comprimento, 7,5m largura e terá uma altura de 3m. Obrigado!


                  Apesar de vãos maiores de 6m não serem recomendados, é possível vencer vãos de 7, 8, 10 metros, a questão não é tanto possibilidade, mas sim custo, quanto maior o vão, maior a viga, uma estimativa é que para um vão de 7,5m a viga ficaria entre 25x60 e 40x80 baseado no peso que vai suportar.
                  Obviamente, recomendo consultar um calculista para dimensionar tanto as vigas como os pilares que vão suportar essa viga.


                  Responder Mensagem

                  • Tópicos relacionados

                  Cálculo Estrutural