Porque poucas empresas praticam lean construction?


Responder Mensagem

Você conhece a construção enxuta?

1
33%
2
66%
 
Total de Votos : 3

Porque poucas empresas praticam lean construction?

BRUNO SOARES DE CARVALHO
postou em Dom, 08 Mar 2009, 19:10
Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

    Porque poucas empresas praticam lean construction?

    Creio que a melhor resposta para esta pergunta é porque Lean Construction "dá trabalho"!!!

    As construtoras estão habituadas a realizar suas tarefas através de sistemas construtivos tradicionais que são de fácil aceitação no mercado o que facilita a vida do construtor. Porém vale lembrar que a grande maioria dos canteiros de obra do Brasil e do mundo ainda estão abarrotados de desperdício por todos os lados jogados nas caçambas, nas horas perdidas por tarefas desnecessárias, no planejamento mal formulado e tudo isso é responsabilidade do engenheiro da obra.

    A lean construction nasce de uma proposta que tenta eliminar o desperdicío na cadeia da construção e maximizar a produtividade consequentemente aumentando o lucro e o poder competitivo da construtora para poder gerar maior valor para seu cliente.

    Obviamente esta atividade demanda muito trabalho e um longo prazo de adaptação (entre 4 e 5 anos) por parte de todos os envolvidos com a empresa. Este prazo assusta os possíveis usuários, mas como estamos falando de uma mudança radical na forma de produzir obras não é possível aplicar todas as ferramentas gerenciais em um curto prazo, pois o processo de assimilação é normalmente lento. Por isso deve ser inserido na construtora pouco a pouco a filosofia lean (enxuta).

    Em relação a lucratividade ainda não é possível aferir pela academia quanto "a mais" a construtora que pratica lean construction lucra em relação a construtora tradicional. Mas o que eu posso garantir é que os clientes daquelas empresas que praticam lean são mais satisfeitos do que aqueles que não o praticam, chegando algumas empresas lean a 92% de satisfação do cliente. enquanto a construtora tradicional alcança médias próximas a 80%.

    Partindo da máxima de que manter os atuais clientes é sempre mais barato do que adquirir novos clientes, apenas estes números já fornecem argumentos suficientes para iniciar neste processo da lean construction. Pois com o cliente satisfeito é sinal de que ele retornará com novos contratos.

    Para mais informações visite meu blog digite no google:
    engenharia civil pcp

    Um abraço a todos
    Msc. Eng. Bruno Soares de Carvalho


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados

    Construção civil, discussões gerais