NBR 16.280 TEM COMO OBJETIVO TRAZER SEGURANÇA ÀS OBRAS NAS E


Responder Mensagem

NBR 16.280 TEM COMO OBJETIVO TRAZER SEGURANÇA ÀS OBRAS NAS E

escoladesoftware.com
postou em Qui, 12 Jun 2014, 12:16
Colaborador Nível 2 | Mensagens: 319



    ESTRUTURA E AFINS: A NORMA DA ABNT NBR 16.280 TEM COMO OBJETIVO TRAZER SEGURANÇA ÀS OBRAS NAS EDIFICAÇÕES.

    Em abril deste ano (2014) entrou em vigor uma nova norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Onde toda reforma de um imóvel deverá ser avaliada e planejada por engenheiro ou arquiteto; entre várias exigências, a norma da ABNT obriga o proprietário da unidade a elaborar projeto e plano detalhado de reforma, especificando as intervenções, profissionais envolvidos e duração, quando a reforma envolver alguns dos itens a seguir:


    - Ar-condicionado, exaustão e ventilação.
    - Automação
    - Dados e comunicação
    - Equipamentos industrializados (elevador, bombas)
    - Estrutura
    - Impermeabilização e vedação (esquadria, reboco e cortina de vidro)
    - Instalações de novos componentes
    - Instalações elétricas e de gás
    - Revestimentos (fachada, piso e parede)
    - Sistema hidrosanitário e de combate a incêndio

    O que na visão de alguns profissionais da área é importante, pois todos os envolvidos ganham com essa nova norma.

    De acordo com a NBR 16.280 um profissional que, pode ser engenheiro ou arquiteto, deve elaborar o plano de reforma e se responsabilizar pela obra. Com isso, a pessoa que for fazer alguma reforma como: mexer ou retirar uma parede de um prédio de alvenaria estrutural, furar vigas, cortar pilares, colocar uma porta ou uma janela, ou abrir passagem para a cobertura e outros tipos de reformas que envolvam os itens acima citados, poderá contar com mão de obra qualificada e garantir menores riscos e problemas futuros na estrutura da construção.

    O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), Joel Campolina, defende que o profissional tem visão antecipada de como ficará a obra. “Os arquitetos têm a capacidade de antecipar a visualização daquilo que está no papel. Quando você enxerga apenas as etapas concluídas, não tem como garantir que o resultado final fique compatível com o que planejou”, destaca. Ao contrário do que se imagina, o arquiteto pode participar de todas as etapas da reforma, desde a concepção do projeto até a assinatura de responsabilidade técnica.

    O engenheiro civil Roberto Matozinhos, consultor técnico do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), que participou da elaboração da NBR 16.280 alerta que “Trocar uma pia de cozinha, por exemplo, não exige a contratação de um profissional habilitado; por outro lado, para colocar uma bancada que aumente o peso da edificação é preciso recorrer a uma análise técnica, assim como fazer uma abertura na parede para instalar um ar-condicionado. Qualquer intervenção na área privativa deve atender aos requisitos da norma e ser comprovadamente documentada, senão pode comprometer toda a edificação”,

    A dica é: Para você que é um profissional “antenado” e busca constantemente qualificação, faça um curso da ESCOLA DE SOFTWARE & TREINAMENTOS. Acesse o site: http://www.escoladesoftware.com e confira os cursos disponíveis.

    Quanto mais o profissional é capacitado melhor é seu desempenho profissional, cursos de rápida duração, mas que explanam conceitos que serão usados nos serviços acima citados, garantem a esse profissional segurança e certeza de uma obra de qualidade, bem como, satisfação por pensar e agir à frente de tantos outros que apenas buscam oportunidades.


    _________________
    Claudio M. Antonio | Diretor de Relacionamento com o Aluno
    claudio@escoladesoftware.com
    |www.escoladesoftware.com.br

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados

    Construção civil, discussões gerais