VÃOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL


Responder Mensagem

VÃOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL

Daniel J. da Costa Silva
postou em Seg, 31 Ago 2015, 14:55
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Pessoal, estou com uma dúvida eu relação a alvenaria estrutural, eu sei que em prédios que é construído com este sistema estrutural não pode nem rasgar parede para modificar a parte elétrica, eu gostaria de saber se esta regra vale também para casas térreas? É uma casa térrea do padrão CDHU, construída com alvenaria estrutural, com laje, a idéia era fazer uma ampliação de um quarto, mas para isso seria preciso abrir uma vão na alvenaria para colocar uma porta, nesta parede não foi deixada reforço de verga e grauti prevendo a demolição desta parede, portanto ela é estrutura, a minha dúvida é se pode abrir este vão nesta alvenaria estrutural? tem risco da casa desabar? se não pode abrir este vão tem alguma solução? , tipo colocar uma verga de concreto para absorver este peso será perdido, alguma solução assim.

    Desde já agradeço a atenção, muito obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    mabs
    postou em Sáb, 05 Set 2015, 18:11
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 12

      Prezado,

      Pelo que relatou, a parede é autoportante, pois atua como estrutura recebendo a carga da laje. A priori, não pode fazer nenhuma abertura, muito menos retirá-la. Em relação a colocação da verga, consulte um Engº Estruturalista, que deverá visitar sua casa e ter acesso aos projetos da casa, objetivando verificar a possibilidade.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais